Loading...

NOTÍCIAS

15 Mai 2015

Curso de Matemática promove seminário temático interativo

Na quarta-feira, 13 de maio, os acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática foram envolvidos num Seminário Temático Interativo sob o tema: “Compartilhando Experiências de Sucesso no Ensino da Matemática”. O Seminário, além de compor a grade curricular do curso, fez parte da programação especial de atividades alusivas ao mês em que se comemora o Dia Nacional da Matemática – 6 de maio. Sob a articulação da coordenadora do curso, participaram do seminário professores de Matemática da região com larga experiência na função: Ari Friederich, Renato Paulata, Nelcina Decker e Alice Beckere, acadêmicos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da FAI: Graciane Hammes, Maico Matiel Ruppel e Denise do Nascimento Meurer.

No primeiro momento do seminário, todos foram homenageados com uma belíssima mensagem ”Quando cresci, uma escultura matemática me senti”, apresentada pelas acadêmicas do 3º semestre do curso, Andressa Arnemann Caneppele, Bruna Heloísa Giehl e Samille Maria Kerkhoff.

No segundo momento, todos se envolveram de forma interativa com reflexões e discussões em torno da carreira e da função real dos profissionais da área. As discussões se enriqueceram com o testemunho dos professores convidados, os quais compartilharam experiências significativas da trajetória de vida - da formação à docência: opção pela carreira, dificuldades, superações, avanços, sucessos e acima de tudo, a paixão pelo exercício da função, mais precisamente pela Matemática.

Dessa forma, e com a mesma convicção e paixão, os egressos se manifestaram com depoimentos importantes e referenciais para os acadêmicos do curso. É importante enfatizar que foram vários os depoimentos de acadêmicos que manifestaram sua satisfação pelo curso e a certeza de terem feito a escolha certa. Para muitos, os relatos de experiência dos professores e egressos presentes, bem como as reflexões sobre a necessidade de aprimorar e dinamizar o ensino da matemática, numa dimensão mais viva e real, confirmam a certeza da escolha que fizeram para exercer a docência ensinando essa ciência.

“São momentos como este que trazem grande significado e contribuem para uma preparação mais sólida para o nosso futuro como profissionais da Educação. Trouxe-nos ótimas contribuições de situações práticas do cotidiano escolar, socialização de metodologias de sucesso e que para nós, nesta etapa do curso, visando o estágio, farão a diferença, inclusive as frustrações aqui compartilhadas. Foram contribuições que servirão de base e direção segura para podermos pensar, criar, planejar melhor, ingressando na nossa nova jornada com sucesso”, afirma o acadêmico Jefferson Alves de Carvalho.

Sem dúvida alguma, os acadêmicos agregaram muito com o seminário, principalmente no sentido de buscar uma articulação real do “saber escolar com o saber acadêmico”. Ficou claro que o professor tem um papel determinante e capaz de provocar mudanças significativas no ensino da Matemática. Para tanto, deve sentir a necessidade de estudar sempre, ser competente para inovar o processo educativo considerando sempre a verdade que está pautada nas necessidades educativas dos alunos e na aplicabilidade matemática no seu cotidiano. Ensinar matemática reconhecendo sua importância no desenvolvimento e formação integral dos envolvidos e na construção da sua autonomia intelectual.

A coordenadora, professora Lourdes, agradece imensamente a contribuição de todos e, de modo muito especial aos convidados que foram os responsáveis pelo “brilho” do momento, aprendizado e socialização riquíssima do Saber Matemático que fortaleceram as nossas convicções que a atitude do professor, na sua relação de aprendizado com o aluno, do ponto de vista ético, científico e pedagógico, se atentos às exigências da função social que o ensino da matemática imprime, promoverá uma educação com a qualidade que essa ciência merece.



  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento