Acadêmicos das turmas AGN 27 e AGN 25, do 7º e 5 º semestres, respectivamente, do curso de Agronomia da FAI Faculdades, acompanhados dos professores da área de Engenharia Rural, Anderson Rhoden, Marciano Balbinot e Ricardo Schmitz, realizaram visita técnica à Massey Ferguson em Santa Rosa, RS, na unidade de produção de colhedoras, e a uma propriedade rural localizada em Independência, RS.
Na oportunidade os acadêmicos puderam conhecer toda a unidade de produção de colhedoras da Massey Ferguson, que é uma das marcas pertencentes à companhia AGCO, uma das líderes mundial na produção de máquinas agrícolas, e verificar a tecnologia usada na produção de máquinas de grande porte. A unidade de Santa Rosa produz colhedoras que são adquiridas por produtores rurais de todo o Brasil, haja visto a qualidade dos produtos. O professor Anderson Rhoden comentou que é importante para os acadêmicos conhecer a produção das máquinas que estão relacionadas à profissão, pois como Engenheiros Agrônomos poderão trabalhar, calibrar e regular estas máquinas, e a proximidade com a empresa é fundamental para agregar conhecimento e informação acerca das colhedoras.
No mesmo dia as turmas também tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à propriedade rural do senhor Nerci Martini, de 76 anos de idade, localizada em Independência, RS. A propriedade possui 1600 ha, dos quais 1100 ha são manejados com lavouras, e destes 650 ha são irrigados por pivô central, possui também uma barragem cujo tamanho do lago é de 30 ha, a qual armazena água para a irrigação, além de um confinamento para cerca de 700 cabeças de gado para engorda. A propriedade rural do senhor Nerci Martini é uma das propriedades referência na região por adotar alta tecnologia para manejo das lavouras, sempre com o uso de máquinas consideradas novas, além de usar a ferramenta chamada de agricultura de precisão visando um melhor manejo da fertilidade do solo, além de primar pela rotação de culturas visando à cobertura de solo e a produção de palhada. O senhor Nerci também destacou que iniciou suas atividades na agricultura com 30 ha de lavoura, e com o passar do tempo foi adquirindo propriedades dos seus vizinhos, chegando aos 1600 ha atuais. A propriedade rural sempre foi administrada por ele, o qual não tem formação superior, mas tem conhecimento de vida, se dedica a atividade e busca orientação técnica de Engenheiros Agrônomos, os quais buscam orientar o manejo das culturas e da propriedade em geral, bem como repassar as tecnologias existentes, além de ajuda-lo na tomada de decisão sobre o melhor manejo das lavouras.
Os 8 pivôs central irrigam uma grande área, aplicando uma lâmina de água a fim de manter o solo com boa umidade, o que maximiza a disponibilidade de água para as plantas. Nerci comentou que a irrigação está sendo fundamental para o sucesso da propriedade rural, pois de cada 10 anos, em 6 ou 7 temos problemas com falta de água em algum momento crítico do ciclo da cultura, e a irrigação permite disponibilizar água e, desta forma, enquanto os outros colhem 100 sacos de milho por hectare, consigo colher 230 sacos, o que garante rendimento e o pagamento do sistema de irrigação.
Os professores Marciano Balbinot e Ricardo Schmitz destacam a importância da aula prática com visitas técnicas a realidades diferentes das quais estamos habituados, o que permite agregar muito conhecimento e colocar o aluno em contato com o que podem encontrar a campo após a graduação. Situações práticas e o contato com pessoas experientes permite sentir na prática a condição do dia a dia de uma propriedade rural e de que forma podemos intervir para melhorar a produção.
O coordenador do Curso, professor Anderson Rhoden, agradece à Massey Ferguson pela possiblidade da visita técnica a unidade de produção de colhedoras e também ao senhor Nerci Martini por abrir as portas da propriedade rural e permitir agregar informação e conhecimento aos acadêmicos do curso. Rhoden finaliza dizendo que espera manter a parceria para que outras turmas também tenham a oportunidade de fazer as visitas técnicas.