O curso de Agronomia da FAI Faculdades iniciou neste ano de 2016 um projeto interdisciplinar/integrador, em que associa os conhecimentos agronômicos interligando-os e dando-lhes consistência e significado por meio de planejamento integrado. Deste modo, os conteúdos são reunidos num projeto de exploração e desenvolvimento sustentável, a partir da realidade encontrada nas propriedades rurais do município de Itapiranga/SC.
O objetivo do projeto, portanto, é o da integração dos conhecimentos adquiridos durante o Curso de Agronomia, de maneira prática, buscando, por meio do estudo de casos, reavivar conhecimentos e validá-los perante situações reais e aplicá-los em propostas de soluções para as propriedades rurais em questão.
O acadêmico, no exercício das atividades do planejamento, vale-se de todos os conhecimentos adquiridos, identificando potenciais, limitações e interações com o meio físico e social, dando origem a um trabalho que constitui, na prática, verdadeira atividade agronômica. De posse desse projeto, o produtor rural tem à sua disposição valioso instrumento que, aplicado, deverá apoiá-lo no processo de desenvolvimento sustentável de sua propriedade, podendo servir também de modelo multiplicador.
Estruturalmente, o projeto piloto foi estruturado por dois professores coordenadores, Marciano Balbinot e Neuri Antonio Feldmann, acadêmicos do 7° e 8° período/semestre e escritório local da Epagri, com apoio da coordenação do curso e professores da Agronomia e dos produtores rurais Blásio Becker e Arnildo Hennecka, que disponibilizaram suas propriedades e as informações pertinentes para o trabalho.
O desenvolvimento do projeto compreende cinco etapas, destas, três já foram executadas, sendo elas, a caracterização regional, levantamento dos recursos naturais e o diagnóstico do sistema de produção da propriedade. As mesmas também tiveram apresentação e discussão no auditório da FAI. Ainda neste semestre serão realizados a elaboração das proposições e a elaboração do relatório final com apresentação dos resultados finais.