Loading...

NOTÍCIAS

24 Mai 2016

Curso de Agronomia e Embrapa Trigo intensificam parcerias em trabalhos de pesquisa

O curso de Agronomia da FAI Faculdades de Itapiranga nas últimas semanas têm intensificado muito, em conjunto com professores e acadêmicos, os trabalhos de avaliação de forrageiras de inverno. Um dos trabalhos que merece destaque é a avaliação de cultivares de trigo duplo-propósito. Esse trigo está sendo uma boa opção para integração lavoura-pecuária durante o inverno, sendo que pode ser utilizado como forragem, grãos e até silagem de massa verde.

Nesse sentido o curso de Agronomia, em parceria com a Embrapa Trigo, está avaliando na propriedade dos acadêmicos do curso, Ariel Schoenhals Ritter e Chrislaine Yonara Schoenhals Ritter, localizada em Linha Sede Capela, interior do município de Itapiranga/SC, dois trabalhos de pesquisa. Um deles é a validação de uma nova cultivar de trigo duplo-propósito, BRS Pastoreio. Neste processo será realizado o acompanhamento da lavoura a nível de produtor, com registro do manejo adotado e dos rendimentos de forragem, silagem e grãos obtidos, além da avaliação de rendimento serão realizadas análises de tipo agronômico, acamamento e reação de doenças.

Um segundo experimento, é a avaliação de cultivares de trigo duplo-propósitos em sistema de Valor, Cultivo e Uso (VCU), onde serão avaliadas três cultivares de trigo, com as seguintes analises: massa verde da parte aérea, produtividade de massa seca de forragem, altura de planta, ciclo da emergência até a maturação de colheita, peso do hectolitro, peso de mil grãos e rendimento de grãos. A implantação desse experimento foi realizado pela equipe técnica da Embrapa Trigo. Todas as avaliações estão sendo desenvolvidas em parceria do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fitotecnia e de Fitopatologia, coordenados pelos professores Neuri e Fabiana, juntamente com os acadêmicos participantes dos grupos.

A cultivar de trigo BRS Pastoreio apresenta precocidade para o pastejo, elevada produção de forragem e grãos, sendo indicada até mesmo para a produção de silagem. É moderadamente resistente a geada na fase vegetativa, a debulha natural, a germinação na espiga e ao acamamento, sendo também moderadamente resistente a maioria das doenças que acometem a cultura do trigo.

Para os professores responsáveis pela pesquisa Neuri Feldmann e Fabiana Mühl “a parceria da FAI com a Embrapa Trigo, através dos pesquisadores Dr. Ricardo Lima de Castro, Drª Vladirene Vieira e Dr. Renato Serena Fontaneli, é de extrema importância pois são pesquisas específicas para a região do extremo oeste catarinense, gerando resultados com base em dados que estão sendo gerados aqui, na nossa região. Ter uma área experimental, junto aos acadêmicos do curso de Agronomia, e uma parceria com a Embrapa Trigo em sistemas de Integração Lavoura Pecuária, com certeza será toda região que sairá ganhando, pois o objetivo também é a realização de um dia de campo, com pesquisadores da Embrapa, estudantes e produtores”.

Para o coordenador do Curso de Agronomia, professor Anderson Rhoden “a pesquisa é uma atividade importante para o curso e para a formação dos acadêmicos. O curso de Agronomia busca investir na pesquisa para que os acadêmicos participem, o que favorece a formação destes, permitindo-lhes aprimorar o conhecimento, melhorar o currículo e ao mesmo tempo criar expectativa de continuar estudando nos programas de pós-graduação. Um grupo de estudo e pesquisa instiga os acadêmicos a pensar além da sala de aula e ver que sempre há algo a ser estudado a fim de buscar o conhecimento”.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento