Loading...

NOTÍCIAS

23 Set 2014

Curso de Agronomia desenvolve aula prática na área experimental

Por Neuri Antonio Feldmann – Professor do curso de Agronomia

No último sábado o curso de Agronomia da FAI Faculdades de Itapiranga desenvolveu aula prática da disciplina de Agricultura II com as turmas AGN18 e AGR38. Na oportunidade os acadêmicos puderam vivenciar situações inerentes às culturas do milho e trigo na área experimental da Instituição.

A cultura do milho em nossa região apresenta grande importância no contexto agropecuário como fonte energética na forma de grãos para produção de aves e suínos, bem como, seu uso na ensilagem de planta inteira para a produção leiteira. Em nossa região a época mais favorável para a produção de milho se dá no período da safra, sendo este período caracterizado por semeaduras do cedo (logo após o inverno), a qual é uma estratégia de escape da cultura do milho a situações de estresse hídrico no período mais quente do ano (dezembro e janeiro).

Os objetivos da aula prática com os acadêmicos do 8º semestre foram de verificar a qualidade inicial do stand de plantas, avaliando população, espaçamento entre linhas e, acima de tudo, qualidade de semeadura através de avaliação da homogeneidade na distribuição das plantas na linha de semeadura através do cálculo do coeficiente de variação. Estes parâmetros são de extrema importância e apresentam efeitos diretos no rendimento final da cultura.

Outro ponto abordado esta relacionado a escolha da dose e época de aplicação da adubação nitrogenada de cobertura. Na escolha da dose são avaliados os atributos químicos oriundos da análise de solo, cultura anterior e expectativa de rendimento. Já na escolha da época de aplicação são levados em consideração a dose da adubação, cultura anterior e quantidade de nitrogênio aplicada na adubação de base, sendo necessário o conhecimento do desenvolvimento fenológico da cultura para maximizar os efeitos positivos desta adubação, evitando o estresse nutricional em momentos importantes da definição do potencial de rendimento.

Foram avaliados também a incidência de pragas e plantas daninhas, sendo que estes são responsáveis por grandes prejuízos na fase inicial de desenvolvimento da cultura. Em relação as pragas, historicamente são observados ataques severos de lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) nas fases iniciais de desenvolvimento da cultura, sendo necessária a adoção de estratégias de controle.

Na oportunidade pode-se avaliar na prática a cultura do trigo na fase de enchimento de grãos. Tradicionalmente esta cultura não apresenta grande importância em nossa região, no entanto, com adoção de práticas de manejo mais eficientes aliado ao alto potencial genético das cultivares, a cultura tem mostrado rendimentos satisfatórios, tornando-se uma ótima opção em um sistema de rotação de culturas.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de amostrar os componentes de rendimento (espigas por metro quadrado e grãos por espiga), além de estimar o peso final de grãos com o objetivo de gerar uma estimativa de rendimento da cultura. Foram avaliadas também as pragas e doenças e determinado os respectivos controles. As aulas práticas são oportunidades ímpares dos alunos assimilar o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula através de situações reais encontradas no campo.

O coordenador do curso de Agronomia, professor Anderson Rhoden, salienta que o curso possui uma área experimental que é destinada ao desenvolvimento de pesquisas coordenadas pelo professor Neuri, acompanhado pelos acadêmicos do curso integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fitotecnia, o que vem a complementar, sobremaneira, o conhecimento adquirido em sala de aula pelos acadêmicos. Rhoden destaca também que o curso de Agronomia possui uma casa de vegetação onde estão sendo desenvolvidos trabalhos práticos das disciplinas de Biologia do Solo e de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, pelo professor Douglas Rogeri.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento