Na última semana (7/5), o terceiro semestre de Administração realizou um treinamento em ambiente natural. A atividade ocorreu na disciplina de Tópicos Especiais I, ministrada pela professora Adriane Inês Jantsch Dal Bosco, e contou com o apoio do professor Felipe Bozetto para realização das atividades.
Para realização das várias tarefas, os acadêmicos foram divididos em grupos que representavam os setores das empresas. A professora destaca que nas organizações os colaboradores são constantemente avaliados em relação a metas e os objetivos organizacionais. "Com as atividades realizadas procurou-se ressignificar o comportamento humano e as atitudes apresentadas pelas pessoas nas organizações", explica a professora Adriane.
A acadêmica Keila Caroline Borre, se manifestou dizendo que nesta noite foram feitas várias atividades interessantes, e que foi diferenciada, pelo fato de sair da sala de aula. "A experiência proporcionou para nós acadêmicos uma volta para infância e aprendemos muitas coisas de maneira leve, lúdica, permitindo cada um ser como é. Aprendemos que o trabalho em equipe é primordial e que temos que aceitar as diferenças e assim facilitar nossos desafios. O líder não é o chefe mas sim um companheiro de equipe que está ao nosso lado para juntos auxiliarmos no desenvolvimento da empresa e que o grito de paz seja tão forte quanto a vontade de lutar. Todos juntos conseguimos passar por obstáculos que temos no dia-a-dia e que o elemento mais fraco da equipe não é um empecilho, precisamos dele para a equipe ir adiante. Se um elemento/setor falhar toda a empresa falha; que sempre devemos fazer o que é certo, mesmo quando ninguém estiver olhando, pois este é o princípio da ética e da moral, e que o aconchego dos colegas em volta de uma fogueira seja abençoada com as estrelas".
"Alegria, união, liderança, trabalho em equipe, lidar com o diferente e inesperado, empatia, autoconhecimento e acima de tudo APRENDIZADO! Tudo isso foi só um pouco do que vivenciamos nessa noite, e em outras inúmeras atividades que o curso nos proporciona. A Alegria de poder compartilhar esses momentos com nossos colegas e professores é inexplicável. Saber que se pode aprender, e muito, fora de uma sala de aula não tem preço que pague! O conhecimento que se adquire nessas vivências nunca mais será esquecido, lembraremos deles a todo momento, especialmente depois de formados quando estivermos atuando como líderes, pois é para esse caminho que a academia nos guia", destacou o acadêmico Maurício Renan Kich.
Já a acadêmica Jaine Kuffel relata que "foi uma noite que nos proporcionou muitas alegrias, nos mostrou o quanto é importante o sentimento de ajuda mútua, de trabalharmos juntos em equipe valorizando as qualidades e respeitando as limitações de cada pessoa, e o quanto necessitamos do próximo em nossa vida. Cada tarefa trouxe uma reflexão diferente que podemos levar conosco em nossos dias. Agradeço aos professores por nos possibilitarem atividades como estas e ao grupo pelo envolvimento e companheirismo de todos".
Para a professora Adriane, estas vivências precisam ser realizadas no ambiente acadêmico, pois as práticas constituem um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem. "Através da experimentação, alia-se teoria à prática, despertando a curiosidade e o interesse do acadêmico, que passa a aperfeiçoar e desenvolver habilidades e competências específicas", pontua a professora.