Direção geral, ensino, coordenação de curso, corpo docente e acadêmicos receberam com honrosa satisfação o parecer favorável publicado recentemente pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que divulgou o desempenho da Instituição para a renovação de reconhecimento do Curso.Trata-se de uma significativa conquista acadêmica, pois poucas instituições de ensino superior no Brasil conseguem a aprovação dos seus cursos jurídicos.
Diante do baixo índice de aprovação no Exame da Ordem de grande parte dos Cursos de Direito no país, a OAB tem sido extremamente rigorosa na emissão de parecer favorável, validando apenas aqueles que atendem a uma série de requisitos, como é o caso do curso de Direito da FAI. Esse parecer integra o processo de renovação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), explicou a diretora de ensino superior, Profa. Me. Lenir Luft Schmitz.
Entenda sobre o parecer
O Conselho Federal da OAB traça seu parecer a partir dos seguintes indicadores: infraestrutura, acervo bibliográfico, corpo docente e índice de aprovação no Exame Unificado da Ordem. No parecer da FAI, foram excelentes os atributos emitidos. Destaque, para a qualidade geral do curso e dos resultados obtidos pelos acadêmicos no Exame Unificado da Ordem. No XVI Exame de Ordem Unificado, realizado no primeiro semestre deste ano, verificou-se a aprovação definitiva de 35% em relação aos inscritos.
O reconhecimento da OAB reafirma os resultados do Ministério da Educação - MEC, que nas últimas avaliações atribuiu conceitos que atestavam a qualidade do curso de Direito da Instituição. Os parâmetros utilizados pela OAB levam em conta as avaliações do próprio Ministério da Educação. No entanto, a OAB considera ainda o Exame da Ordem, entrevista com a coordenação do curso, em Brasília/DF, na sede da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB. Na ocasião, o coordenador do curso responde a uma série de questionamentos a respeito da instituição e rotina do curso. Além da visita de um advogado, indicado pela Subsecção local na instituição.
Reconhecimento: seriedade e comprometimento
Todos os processos de avaliação do curso de Direito da FAI têm apresentado bons resultados. Isso reforça a importância do trabalho em busca da qualidade acadêmica. O reconhecimento da OAB atribui importância ao curso, uma vez que a Instituição apresenta relevância junto à categoria jurídica, além de representatividade para a sociedade. O reconhecimento deferido demonstra a importância do curso de Direito da FAI para a comunidade de Itapiranga e região e faz com que os acadêmicos recebam a chancela de seu próprio órgão de classe, o que reforça e valoriza o futuro diploma, afirmou Leandro Sorgato, diretor geral.
Para a coordenadora do curso, Profa. Dra. Cláudia Taís Siqueira Cagliari esse reconhecimento, associado à recente avaliação do Ministério da Educação, reforça a excelência acadêmica do curso. O parecer é resultado de um trabalho desenvolvido há anos, desde a implantação do curso, por meio de esforço contínuo de professores, alunos, pessoal técnico-administrativo e Direção, e atesta a qualidade do que fazemos. É um importante aval da qualidade do nosso curso, motivo de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica. E acrescenta, conhecedores do rigor com que a OAB vem avaliando os cursos, é, sem dúvida, motivo de grande alegria para todos nós.
Esforço dos acadêmicos
A maior prova da qualidade do curso de Direito da FAI é o bom desempenho dos acadêmicos no exame da OAB. Importante enfatizar que a maioria dos acadêmicos conquistam a aprovação antes mesmo de concluírem seus estudos. O empenho e dedicação de nossos alunos, engrandece ainda mais o sucesso do curso e da FAI, afirma Cláudia Cagliari.