Loading...

NOTÍCIAS

16 Ago 2016

Conferência Internacional em Itapiranga debate o Bem-estar Animal

O mundo do bem-estar animal esteve em discussão durante três dias em Itapiranga. A Conferência Internacional e Mostra Científica em Bem-estar Animal (Cibea), realizada de 11 a 13 de agosto, trouxe para a região grandes nomes no assunto. O curso de Medicina Veterinária da FAI Faculdades foi o responsável pela organização do evento, que vinha sendo planejado em cada detalhe há mais de um ano. De acordo com o coordenador, Sandro Charopen Machado, as expectativas foram superadas e a experiência vivenciada nestes dias é algo marcante para o curso.

Entre os diversos nomes importantes do Bem-estar Animal que se fizeram presentes, o destaque ficou por conta da Dra. Temple Grandin, dos Estados Unidos. Um dos maiores nomes da área e revolucionária das práticas de manejo e abate de animais, Grandin proferiu quatro palestras durante o evento, além de encerrar a programação na tarde de sábado (13/08) com uma palestra especial com o tema autismo.Temple abordou o comportamento animal em diferentes espécies; métodos para melhorar a manipulação do gado;bem-estar em animais de abatedouro;e questões de bem-estar animal e preocupações do consumidor.

Para o professor do IFRS, doutor em Zootecnia,Giovani Jacob Kolling,a Conferência Internacional foi um evento grandioso. \"O mundo do bem-estar animal esteve presente em Itapiranga-SC expondo, discutindo e trazendo novas alternativas para garantir uma vida digna a todos os animais, desde os animais de companhia, silvestres e de produção. Pessoas preocupadas com esse assunto não pouparam interesse e atenção em todas as palestras. A fabulosa Dra. Temple Grandin mostrou e expôs de forma simples e direta o seu valioso conhecimento, demonstrando humildade, carisma e atenção para como todos os participantes. O evento foi um sucesso absoluto. Parabéns a FAI, Dr. Sandro Charopen e toda equipe da organização. Estamos ansiosos pelo próximo\", disse Kolling.

Dentro da programação estavam ainda palestras com o domador de cavalos Martin Ochoteco, entendendo a linguagem corporal dos cavalos; Rosangela Poletto,auditoria: pontos críticos e práticos na produção leiteira; Ricardo F. de Pauli,bem-estar em pequenos animais; Cleandro P. Dias: gestação coletiva de fêmeas suínas;Dione Francisco: desafios e oportunidades da implantação de normas de bem-estar animal em abatedouros de aves; Paloma L. Bosso: bem-estar de animais silvestres mantidos em zoológicos e aquários; Carla F. M. Molento: situação de bem-estar de animais de produção na América do Sul, envolvendo legislação e exemplos de iniciativas; e, Rodrigo H. F. Teixeira: “Dr Selvagem”trazendo a rotina do Zoológico para dentro de casa.

A professora do Instituto Federal Catarinense, doutora Amanda D´avila Verardi, assim se pronunciou: \"Um resumo de um dos melhores Congressos que já fui. Sempre me identifiquei com a Temple Grandin, mas lá pude conhecer melhor essa pesquisadora - autista e que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. Pode-se dizer que existe a Produção Animal antes e depois dela.Nos primeiros dias a Dra Temple parecia distante, muito séria e preocupada com suas palestras. Alguém que fazia questão de assistir as palestras de outros pesquisadores e num caderno próprio fazia anotações e esquemas! Um exemplo de humildade e de que - ninguém sabe tudo!! Almoçou em um restaurante comum e enfrentava as filas no buffet. Uma senhora que no dia 29/08 completa 69 anos e como ela mesma disse, está cansada, mas feliz por ver que hoje tantos procuram melhorar as condições dos animais. No último dia ela contou detalhes da sua vida, disse que o filme retrata perfeitamente tudo o que houve no início de sua carreira, chorou ao dizer que sofreu deboches e que muitas vezes chorou nos aviões e aeroportos.Parabéns a FAI Faculdades e ao prof. Sandro Charopen Machado pela audácia em trazer a Temple, em trazer tantos outros nomes importantes. Parabéns pelo excelente congresso. Para nós da área foi um presente, a realização de um sonho!\"

Já aestudante de Zootecnia na Universidade Federal de Pelotas, Michele Palhano,agradece a toda equipe da Conferência Internacional em Bem-estar Animal, \"pelos ensinamentos fantásticos que foram compartilhados comigo e com os demais alunos. Não tenho o que reclamar, pois tanto o local quanto a recepção e os palestrantes foram maravilhosos. Aprendi muito com a Dra. Grandin, assim como os demais palestrantes, foram ótimos, mas ela é excelente. Só tenho a agradecer por fazer parte deste evento maravilhoso\".

A acadêmica do 6º semestre e integrante do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Denize Capoani, disse que \"aConferência Internacional em Bem-Estar Animal foi um grande evento realizado pelo curso de Medicina Veterinária da FAI, o qual proporcionou grande aprendizado com profissionais de renome nacional e internacional\".

Para o doutorando de Veterinária da UFPel, Clederson Schmitt, \"a conferência internacional de bem-estar animal, foi uma oportunidade incrível de aprender novos conhecimentos na área e ainda conseguir assistir as palestras da Drª Temple Grandin. Tenho muito a agradecer a FAI e a medicina veterinária por proporcionar esse maravilhoso evento\".

Outra acadêmica do 6º semestre de Veterinária, Anymarie Dammann,disse que \"a emoção foi tanta em poder participar de uma Conferência Internacional, com os palestrantes mais renomados no quesito Bem-estar Animal que me faltam palavras para descrever a sensação. Uma coisa posso garantir, essa Conferência ficará na história da FAI Faculdades e da cidade de Itapiranga\".

Para o coordenador da Cibea e do curso de Medicina Veterinária da FAI, professor Sandro Charopen Machado, ‘sem dúvida alguma o evento superou todas as expectativas, tanto em qualidade das palestras e dos palestrantes, quanto em número de participantes e variabilidade de regiões. A Conferência foi temperada com uma multirregionalidade fundamental de interação entre diferentes regiões e/ou IES. Outro fator positivo foi a qualidade e quantidade de trabalhos científicos apresentados, que determinou um maior aporte de conhecimento sobre o assunto. E, é claro, não poderia deixar de ressaltar a participação da grande inspiração desse evento, a Dra. Temple Grandin que foi a maior demonstração de conhecimento, vitalidade, respeito com os demais palestrantes e humildade. Sem dúvida alguma, ter essa lenda viva aqui, colocou o evento, a FAI Faculdades e Itapiranga em outro patamar. Em uma única palavra, poderíamos dizer que foi INACREDITÁVEL”.

O acadêmico do 2º ano de Medicina Veterinária da UniFil - Universidade Filadélfia, Londrina, Maurício Ribas Guimarães, disse que o evento foi muito bom, produtivo e emocionante. A recepção pelo staff foi fantástica, assim como pelos colegas de curso e moradores. Algumas palestras não me chamaram a atenção por não abrangerem as áreas de meu interesse, natural num evento deste porte. Fiquei feliz com a notícia de que haverá outro evento e me farei presente.

O acadêmico da Universidade de Rio Verde, Goias, Nickson Ebraim Freitas Botelho, assim se manifestou: Tivemos uma ótima viagem até itapiranga esperançosos em conhecer profissionais tão importantes em nossa área de trabalho nos mostrando o que há de melhor no mundo animal, agradecemos os palestrantes e a equipe que organizou o evento quanto professores e doutores. Sentimos gratidão pelas excelentes palestras ministradas, pela recepção calorosa e pela cultura que vcs tem nos sentimos em casa esperamos voltar mais próximas vezes. \"Mostrando o que tem de melhor \" Fomos bem acolhidos por todos, foi o melhor evento que já participei em toda minha vida e eu quanto a equipe de viagem agradecemos pela coragem e determinação e preparação deste grande evento que marcou este grande momento em nossa as vidas onde nunca vamos nos esquecer.

Medicina Veterinária;


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento