Após a homologação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Itapiranga pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), realizou-se em parceria com o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo/RS um treinamento para os membros e pesquisadores da FAI.
A partir disso, foi elaborado um relatório detalhado para a CONEP para liberação e funcionamento da Plataforma Brasil que é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas.
O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
Após a liberação da plataforma os membros do CEP-FAI, reuniram-se para desenvolver um Plano de Ação para o segundo semestre de 2016. Em reunião, foi discutido e decidido que a submissão e análise de projetos será iniciado no curso de Administração, coordenado pela professora Rosiane Oswald. No total serão 30 (trinta) projetos de pesquisa que serão submetidos ao Comitê de Ética.
Para dar início a submissão dos projetos de pesquisa, na última semana a coordenadora do CEP, professora Fabiana, juntamente com a secretária Marelise, realizaram uma capacitação para os professores pesquisadores do curso de Administração para cadastro de pesquisador na Plataforma Brasil, apresentação do modelo de projeto e demais documentos que deverão ser submetidos para avaliação do CEP.
Segundo a professora Fabiana essas capacitações serão de grande importância para os professores pesquisadores, quanto a funcionalidade e importância da Plataforma Brasil na submissão de projetos de pesquisa. A próxima formação já está agendada para o dia 20 de agosto, momento que será analisada a submissão de projetos na Plataforma Brasil.