O acordo bilateral estabelecido entre o Centro Universitário de Itapiranga e a Universidade Católica do Uruguai de Montevidéo permite o intercâmbio entre estudantes das duas instituições. Conforme a articuladora dos programas de internacionalização da UCEFF, professora Nathalia B. Werlang, neste ano foi realizado o primeiro processo para selecionar dois acadêmicos(as) com interesse em estudar um semestre na universidade uruguaia.
Após o processo seletivo, que contou com 5 inscritos, foram selecionadas duas acadêmicas do 4º semestre do curso de Administração, Fraciéle Milena Jantsch e Camila Luísa Hister. Nesta semana, as acadêmicas receberam as cartas de aceite da Universidade Católica do Uruguai, autorizando-as a cursarem o primeiro semestre do ano letivo de 2019 no país estrangeiro durante os meses de fevereiro e julho do próximo ano.
De acordo com a acadêmica Camila Luísa Hister, “vivenciar uma nova cultura e adquirir conhecimentos internacionais sobre a área profissional escolhida é uma oportunidade única e agregadora ao currículo e crescimento no mercado de trabalho. Acredito também que, as relações estabelecidas são oportunas ao desenvolvimento internacional”.
Já a acadêmica Franciéle Milena Jantsch destaca que “desde pequena sempre tive vontade de viajar, poder conhecer outros lugares, outras culturas, e nesse ano surgiu essa oportunidade de Intercâmbio no Uruguai, país que pude conhecer, como turista, em uma viagem internacional de estudos, e com essa experiência pude perceber sua realidade e mudar meu conceito sobre ele. E se em apenas uma semana pude mudar o meu pensamento sobre o país, eu imagino que um semestre pode ser capaz, da vivência com uruguaios e outros intercambistas de vários outros países. Tenho muitas expectativas com este intercâmbio, tanto nos meus estudos como também para a meu crescimento pessoal”.
A articuladora dos programas de internacionalização da UCEFF, professora Nathalia B. Werlang, conclui que “esta é mais uma oportunidade que a Instituição proporciona aos acadêmicos a fim de adquirirem experiências internacionais, além de ter a possibilidade de cursarem um semestre em uma instituição estrangeira. Estamos sempre trabalhando em busca de novas parcerias internacionais para proporcionar experiências como estas para outros acadêmicos”.