Loading...

NOTÍCIAS

23 Out 2015

Acadêmicos e professores realizam viagem de estudos para Ametista do Sul

No último sábado (17/10) um grupo de 63 acadêmicos do 4º e 6º semestre de Pedagogia e 4º semestre de Matemática, juntamente com os professores Alain Baderha Kalema e Lisete Hahn Kaufmann, realizaram viagem de estudos à cidade de Ametista do Sul, RS.

De acordo com a professora Lisete, esta atividade teve como objetivo maior refletir e discutir sobre a exploração dos recursos naturais, as relações do ser humano com o ambiente natural e as mudanças ambientais, sociais e econômicas que decorrem dessa exploração. Conhecer a cidade de Ametista do Sul, a vida dos mineradores e suas famílias, o processo da extração de pedras preciosas, percebendo, assim, as mudanças sociais, econômicas e ambientais decorrentes da atividade de extração dos recursos naturais, foi outro objetivo dessa viagem.

Na cidade de Ametista do Sul visitaram diversos pontos turísticos, iniciando com a Pirâmide Esotérica, revestida por pedras preciosas (ametista) que se localiza no centro da cidade, um ambiente energizador, que através da magia de suas incrustações de minerais despertam uma enorme paz interior; a Igreja Matriz São Gabriel cujas paredes são revestidas com 40 toneladas de ametista, possui uma pia batismal criada em um geodo gigante de pura ametista, que segundo explicações, é a única do mundo, o altar também está assentado sobre uma pedra de rara beleza.

A igreja é um ambiente temático diferenciado, com a energia das pedras, simplesmente encantador; a fábrica de tijolos ecológicos que utiliza como matéria prima os rejeitos dos garimpos; o garimpo em atividade onde um garimpeiro e o guia Éder explicaram sobre a formação das rochas, como é o trabalho dos garimpeiros, demonstrando todo o processo na retirada de um geodo, desde a extração, até uma demonstração de explosão; o Ametista Parque Museu que exibe a mais valiosa coleção de minerais e cristais da América do Sul com mais de 1.500 exemplares de diferentes tipos de minerais, a maioria encontrados no município, e alguns vindos de outros estados e países. Ele dá acesso a uma mina desativada com caminhada em torno de 250 metros nos túneis escavados para a extração das pedras, a loja e o mirante; o Shopping das Pedras com 20 lojas com grande variedade joias, semi-joias e artesanatos fabricados pelos artesãos com os minerais retirados dos garimpos. Finalizamos o passeio/estudo na Vinícola Ametista que é inovadora, onde as safras são amadurecidas e refinadas dentro das galerias de um antigo garimpo desativado, lá conhecemos todo o processo e fabricação.

A viagem alcançou os objetivos, comenta a professora Lisete. \"Os acadêmicos e professores se encantaram com as belezas naturais, a magia dos ambientes, as riquezas expostas, mas ao mesmo tempo, perceberam a atuação do ser humano e demonstraram preocupações com a relação que este estabelece com a Terra, consigo mesmo e com exploração do ambiente natural. Cada espaço visitado/observado instigou a perguntar: até quando? Como vão estar esses espaços e os seres humanos que os habitam daqui a 10, 20, 50, 100 anos?\"

Pedagogia


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento