Com objetivo de aperfeiçoar e enriquecer o processo de ensino aprendizagem, oportunizando ao acadêmico a ampliação do campo de conhecimentos e experiências práticas, fortalecendo a visão internacional do curso de pedagogia, bem como, promover a integração entre acadêmicos e professores, o curso visitou inúmeros pontos turísticos em Buenos Aires - Argentina, entre eles o Centro Histórico, a Praça 9 de Julho, a Casa Rosada, o Museu de Belas Artes, a Biblioteca El Ateneo, o Estádio do Boca Junior, passeio no Rio Tigre, Cemitério para conhecer a trajetória da Evita Peron, além de city tur pelos principais bairros da cidade. Um momento importante para todos foi a visita a UNIPE Universidade Pedagógica de Buenos Aires.
O foco da visita girou em torno da proposta de formação inicial e continuada de professores, bem como, as estratégias de formação na Argentina. O desafio da educação está em aprofundar as práticas interdisciplinares sem, no entanto, perder a especificidade de cada área de conhecimento. A interdisciplinaridade é um exercício de saída de si e de sua área de formação, mas é também, um grande retorno a si para fortalecer o domínio de conteúdos, bem como ampliar os conhecimentos e através deles estabelecer o diálogo tão necessário para quebrar o paradigma mecanicista que tende a limitar as práticas e a aprendizagem a temas fechados sobre si mesmo. A dialética abre espaço para o diálogo e a abertura de novas práticas pedagógicas no universo acadêmico e escolar. Nesse contexto o reitor justifica a existência dessa modalidade de universidade.
Pensar continuamente os problemas que instigam a academia a trazer soluções didáticas e metodológicas para pensar um ensino público de qualidade. Por isso a formação permanente e continuada do professor passa por duas necessidades, primeiro de aperfeiçoamento na sua área de conhecimento e em segundo lugar, melhorar sua didática e práticas interdisciplinares.