Na disciplina de Avaliação de Projetos de Investimentos, oferecida no 8º semestre do curso de graduação em Engenharia Civil da FAI Faculdades, os discentes estão desenvolvendo um empreendimento habitacional de grande porte. Conforme o professor Eng. Adm. Charles Luciano, uma das turmas recebeu a parte do loteamento e outra a parte das residências. \"Tanto os loteamentos quanto as residências foram divididas em três grupos sendo uma popular, média e alta. Assim, temos um estudo de uma área habitacional para aproximadamente 300 residências populares, 200 residências padrão médio e 100 residências padrão alto\", explica o professor.
Ao todo são 73 acadêmicos divididos em 15 grupos. Os grupos foram formados a esmo, buscando desta forma, desenvolver a questão da diversidade pessoal, realidade na atuação profissional do engenheiro civil. Também nesse sentido, se estimula o trabalho em equipe, buscando a divisão de trabalhos e responsabilidades sem a individualização. Contexto esse que se assemelha ao ambiente profissional, quando podemos observar que no desenvolvimento das atividades do profissional de engenharia civil esse necessita do envolvimento de outros profissionais, de mesma área ou não, para realização das suas atividades, seja na etapa de projeto ou na execução.
Nesse projeto os discentes tem total liberdade para definirem, em sua equipe, o rumo do projeto de investimento que estão propondo. Porém, a proposta não pode ser apenas uma expectativa financeira, deve esta embasada no contexto executivo, ambiental, social e cultural. Para isso os discentes estão tendo em suas aulas noções de administração (conceitos básicos de administração, administração de pessoas, administração de produção, planejamento estratégico e marketing), economia (conceitos básicos de economia, microeconomia e macroeconomia), contabilidade (conceitos básicos de contabilidade e contabilidade gerencial), matemática financeira e análise de investimentos. Contexto esse que incentiva os discentes a pensarem não somente no cliente em potencial mas no usuário desse empreendimento, buscando entender suas necessidade e realidade.
Além disso, o estudo compreende a utilização do conhecimento adquirido em outras disciplinas, como por exemplo, metodologia cientifica, desenho técnico, topografia, hidráulica e saneamento, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, estradas e transportes, instalações prediais dentre outras, subsidiando dessa forma o contexto técnico amplamente utilizado nesse estudo. Os docentes também são instigados a buscar informações fora do ambiente de ensino, na própria região, buscando dessa forma, incentivar o contato com realidade a que estão inseridos. Assim, buscam informações nas prefeituras sobre quais Leis e Normas devem atender para desenvolver esse estudo e no mercado por equipamentos, materiais e insumos que serão empregados nesse estudo além dos possíveis fornecedores. Todo um conjunto de fatores que interfere diretamente na questão mercadológica desse empreendimento.
A finalização desse estudo se dará por uma apresentação em banca de professores onde o intuito é apresentar a proposta de investimento e verificar qual delas está mais atrativa do ponto de vista de investimento, melhor estudo executivo e base de dados para tomada de decisão. Os professores farão o papel dos investidores avaliando a apresentação em todo o seu contexto. Nessa apresentação nenhum dos membros do grupo sabe exatamente qual parte da apresentação será a sua, visto que a proposta é que no momento da apresentação a banca escolha entre eles quem apresenta e o que (a apresentação é dividida em quatro partes a serem apresentados em 15 minutos mais perguntas). Dessa forma todos são responsáveis por estudar, dominar e apresentar e o conteúdo do estudo. O fechamento da disciplina se dá pela troca de informações e experiência que cada grupo teve ao logo do desenvolvimento dessa atividade.
Depoimento dos alunos
Para a acadêmica Thamires Wenzel é um projeto bem extenso, e percebo nossa dificuldade inicial de encontrar tudo o que precisa ter em um loteamento. Mas com muita pesquisa e dedicação estamos buscando e encontrando soluções para nossas dificuldades. Conseguir orçamentos das empresas é um fator complicador pois algumas delas não vão \"perder\" tempo elaborando orçamentos para acadêmicos. Para tanto, temos de ser convictos e tentar mostrar que esse projeto de fato é importante e fará crescermos como acadêmicos e futuros engenheiros civis. Fazendo isso já conseguimos conquistar algumas vitórias, como conseguir orçamentos de empresas confiáveis.Outra dificuldade foi percebida ao iniciar o desenho dos lotes, e então buscamos alguns professores/engenheiros que conseguiram nos explicar por onde deveríamos começar e de que maneira.Posso dizer que está sendo um trabalho realmente desafiador, extenso, por vezes cansativo, mas nosso grupo sabe que se nos unirmos e cada um buscar o que sabe, ou ir atrás do que se propôs a fazer, conseguiremos concluir mais uma etapa de nossa formação acadêmica. E, com toda certeza, este projeto do loteamento, bem como tudo o que foi e será feito para conseguirmos concluir o mesmo, será de grande valia depois que formos egressos da faculdade e ingressos em uma carreira profissional.
Já o acadêmico Denilson Kroetz vê o trabalho do loteamento como uma oportunidade de vivenciar durante a graduação situações corriqueiras do dia a dia do engenheiro civil, das quais se destacam a aplicação dos conhecimentos técnicos, relacionamento interpessoal, planejamento e principalmente o trabalho em equipe visando a obtenção dos melhores resultados. \"É uma proposta de ensino desafiante e inovadora que proporciona novas experiências e agrega conhecimentos que serão de grande valia para nós futuros profissionais da área\".
Para Dener Paludo, \"este trabalho nos dá a noção e até a experiência, do que é um gerenciamento de empreendimento, nos acresce também na forma de pesquisas de preços de insumos, mão de obra, horas de máquinas e outros. São muitos detalhes levados em consideração, aonde e quando podemos economizar sem perder qualidade. Por este motivo só temos a ganhar trabalhando no mesmo.