Loading...

NOTÍCIAS

14 Abr 2016

Acadêmicos de Pedagogia participam de atividade interdisciplinar

Pressupondo a importância de se trabalhar em equipe, as professores Maria Preis Welter e Otília Maria Dill Wohlfart, em suas respectivas aulas, promoveram a oportunidade de trabalho interdisciplinar para o primeiro semestre 2016 do curso de Pedagogia. Conforme as professoras, com a evolução dos trabalhos acadêmicos, fica visível a importância de se comprovar a concomitância e o encadeamento de uma disciplina com as demais do currículo, haja vista que nenhuma se expande isoladamente.

A interdependência delas favorece um pleno desenvolvimento intelectual o que culmina num ganho cognitivo, tanto do acadêmico quanto dos docentes envolvidos no projeto. Desta forma, concebe-se a ideia de que sempre que ocorre um trabalho interdisciplinar, o acadêmico é favorecido com acréscimos valorosos em seus estudos, promovendo uma dinâmica das aulas e agregando valor na leitura e produção textual.

O trabalho com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o acadêmico quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos acadêmicos e com os resultados obtidos; ganha o acadêmico, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

Considerando essa abordagem, ocorreu a efetivação do trabalho interdisciplinar e a posterior socialização com a turma. O trabalho iniciou através da professora Maria Preis Welter, ministrando a disciplina de Introdução à Pedagogia que apresentou o texto ‘A águia e a galinha’ de Leonardo Boff durante suas aulas. Neste momento, foi feita a leitura e algum comentário prévio sobre os elementos que contrastam entre a águia e a galinha, conforme visão do conto.

Após esta parte, a continuidade foi realizada pela professora Otília, durante as aulas de Linguagem e Produção Textual. Antes de se ver a concretude redacional, foi explanado sobre o que é uma descrição subjetiva, quais os passos de uma descrição subjetiva, a tipologia textual e a verbalização correta identificados, a estrutura da paragrafação, o tópico frasal, os elementos contribuintes de um parágrafo detalhadamente explicados. Após a leitura e interpretação do texto em sala de aula, a professora Maria convidou as docentes Daiane Paschoali e Kurlan Frey para acompanharem a turma de Pedagogia na encenação do conto ‘ A águia e a galinha’.

Os acadêmicos tiveram seus olhos vendados e foram conduzidos para a sala 31 do Bloco A, cujo espaço é específico para o desencadeamento da atividade. Quando chegaram à sala, foram acomodados e, ainda vendados, ouviram a interpretação do conto. Depois, puderam tirar a venda e assistir a um pequeno vídeo sobre a importância de ser águia e galinha. Esse vídeo gerou discussões entre os acadêmicos e as professoras Maria e Otília que conduziram o trabalho com indagações e comentários sobre o tema do conto. A aula transcorreu de forma agradável, os acadêmicos conseguiram entender a essência do conto e apresentaram relações entre a atualidade e a história do conto. A noite foi profícua, com a convalidação do trabalho e os acadêmicos demonstraram uma satisfação muito grande em participar de um trabalho interdisciplinar diferenciado.

De acordo com s acadêmico Júlio Altíssimo, \"quanto às atividades realizadas esta noite, é interessante perceber nossa insegurança, mas podemos confiar nos outros; a história nos mostra como abrir nossos olhos e reconhecer nosso potencial\". Conforme Taila Muller, “as atividades retrataram o momento que estamos vivendo. Foi necessário virar águia e levantar voo para encontrar nosso rumo que é o ensino superior”.

A acadêmica Zenaide Kuhn ressalta que ‘\"essa noite nos provou que nunca estamos sozinhos. Independente do que fizermos, devemos nos esforçar e enfrentar os desafios, tanto para nossa satisfação quanto para a do colega. Devemos lembrar que, independente de águia ou galinha, sempre podemos confiar na família. Em qualquer adversidade, teremos sempre o apoio dela para nos ajudar a alçar voo mais prolongado e ousado. Da mesma forma como recebemos o apoio dos outros, devemos – como pedagogos- ser o apoio de outras pessoas que dele precisarem”.

Pedagogia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento