Loading...

NOTÍCIAS

19 Out 2015

Acadêmicos de GTI participam da Latinoware 2015 em Foz do Iguaçu

Um grupo de acadêmicos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da FAI Faculdades esteve na última semana em Foz do Iguaçu participando da 12ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2015).

Conforme a coordenadora do curso de GTI, professora Silviane Lawall Soares, esta é a terceira vez consecutiva que acadêmicos participam do evento em Foz do Iguaçu. A turma foi acompanhada pelos professores Ricardo Werlang e André Klunk aproveitou a viagem também para conhecer às Cataratas do Iguaçu, o Museu de Cera, a Itaipu Binacional, o Vale dos Dinossauros, o Centro Budista, uma Mesquita e entre outros pontos turísticos.

Para o presidente do Centro Acadêmico e organizador da viagem, Mateus Bonet, a participação de um evento grande como a Latinoware para nossa careira profissional e educacional é de suma importância, pois assim podemos nos manter atualizados das grandes tendências tecnológicas, especialmente das tecnologias gratuitas e livres para alterações. \"A Latinoware disponibiliza um leque de conhecimentos, sendo eles sobre robótica, softwares, hardwares, entre outros, fazendo com que o participante se identifique de acordo com cada palestra\".

Já o professor Ricardo Werlang avalia que a viagem de estudos para a Latinoware 2015 foi uma experiência maravilhosa para a formação dos acadêmicos do curso de GTI da FAI, assim como para os professores participantes. \"Tivemos a oportunidade de nos atualizarmos sobre diversos assuntos ligados a TI com profissionais de renome nacional e internacional na área de tecnologia. O maior desafio foi fazer a melhor escolha entre a grande quantidade de palestras e minicursos disponíveis. Sem sombra de dúvidas, é uma experiência na qual todos acadêmicos deveriam participar, pois o evento é uma fonte de inspiração, de motivação e de conhecimento para toda comunidade participante\".

A acadêmica do último semestre, Patrícia Delavy, diz que participar da Conferência Latino-Americana de Software Livre é de extrema importância para nós acadêmicos, pois conhecemos pessoas e realidades diferentes, compartilhamos ideias e assim aprendemos juntos. \"Foi uma experiência única participar da Latinoware 2015, que já nos deixou ansiosos para próxima edição\".

Sobre a Latinoware 2015

Após 370 horas de programação sobre as principais novidades em software e hardware livre do mundo, a 12ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2015) terminou nesta sexta-feira (16), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O evento contou com a presença de 4.259 participantes e 230 palestrantes em atividades ligadas ao universo da Tecnologia da Informação e do software livre.

A Latinoware 2015 reuniu estudantes e profissionais de todas as áreas da tecnologia da informação na discussão sobre a importância do software livre. Durante o evento, foram abordados temas como as tendências e o futuro do hardware livre; segurança e privacidade; novo conceito de desenvolvimento integrado com operações; modelagem 3D, fotografia panorâmica e videografismo com software livre; educação e robótica pedagógica; desenvolvimento e métodos ágeis; software público; cyberativismo, entre outros.

Considerada um dos maiores e mais importantes eventos do gênero no mundo, a Latinoware trouxe a Foz do Iguaçu participantes de todos os estados brasileiros. O Paraná foi o estado com o maior número de representantes – 2.025– seguido de Minas Gerais, com 350, e Rio Grande do Sul, com 220 inscritos.

Além dos brasileiros, 488 estrangeiros marcaram presença na Latinoware. O maior grupo foi o do Paraguai, com 425 participantes. Argentina, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, México, Peru e Venezuela também contaram com representantes no evento.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

GTI


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento