Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizaram no dia 18, visita a obra do Bloco \"C\" da FAI Faculdades de Itapiranga. Conforme o coordenador do curso, professor André Luís Debarba, a obra tem algumas características diferenciadas, comparado ao sistema construtivo da região. O modelo de laje nervurada usada na obra possibilita maior vão livre para os ambientes.
O professor explica que além do sistema de nervura a laje é protendida, onde cordoalhas são dispostas ao longo das lajes e vigas, e estas cordoalhas recebem uma tração mecânica em suas extremidades, fazendo com que aumente significativamente a resistência das mesmas.
O sistema adotado possibilita maior flexibilidade dos espaços internos, uma vez que constantemente a Instituição passa por ampliações e melhoras nos seus espaços físicos. André comenta que a arquitetura exigida pelo mercado atual e no futuro deve levar em conta as dinâmicas de usos e adaptações, onde para o mesmo espaço se tem duas ou três opções de layout.
\"A visita in loco permite que o acadêmico visualize de que forma seus projetos podem ser executados, e se realmente o grau de detalhamento do projeto atende as necessidades de quem está construindo, e de quem vai utilizar o espaço\", salienta o professor.