Os alunos do 4º semestre do curso de Agronomia da FAI Faculdades, acompanhados dos professores Neuri Feldmann, Flávia Levinski e Vilson Gabriel, visitaram a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf) em Chapecó, onde conheceram um pouco do trabalho realizado na empresa com foco na Agricultura Familiar, o laboratório de análises de solo, bem como, o desenvolvimento de práticas agrícolas que visem à manutenção e sustentabilidade do produtor no campo.
Durante a visita os acadêmicos tiveram uma breve explanação a respeito do que é a Epagri, de que modo e onde atua, conversando com o pesquisador Leandro do Prado Wildner. Além disso, os alunos assistiram a uma palestra com o pesquisador Evandro Spagnollo, responsável pelo laboratório de análises de solo na Epagri e pesquisas referentes ao Solo, principalmente, manejo de adubação orgânica, visando o aproveitamento de subprodutos gerados na propriedade agrícola, neste caso, esterco de animais.
O pesquisador Evandro Spagnollo conduziu a visita dos alunos ao laboratório de análises de solo, explicando como cada procedimento ocorre desde a chegada da amostra do campo no laboratório. Apresentou alguns dos equipamentos que proporcionam maior agilidade e confiabilidade nos resultados gerados, principalmente, devido à aferição e precisão dos mesmos, reduzindo erros humanos na análise. Entretanto, o pesquisador enfatizou aos alunos que por mais que tenha ótima confiabilidade às análises em laboratório, a amostragem de solo precisa ser correta, não tendo como arrumar valores que já vieram inadequados da amostragem de solo a campo.
Conforme os professores, é necessário ter em mente que a base para um bom resultado da análise de solo, que seja confiável para a recomendação de adubação, que mostre o que realmente precisa para corrigir ou manter a fertilidade do solo adequada e consequentemente atingir boa produção, é uma excelente amostragem de solo.
Após, a visitação do laboratório de análises de solo, os pesquisadores Evandro e Leandro, conduziram os alunos à visitação do campo experimental da Epagri, para apresentar os experimentos sobre conservação do solo e manejo de adubação orgânica. Neste experimento, os alunos ficaram instigados com a produtividade atingida ao longo de 10 anos utilizando somente cama de frango ou esterco de suíno (seco) para adubação no cultivo de verão, onde atingiram 11000 kg/ha e 10000 kg/ha de grãos de milho, respectivamente, além de 5000 kg/ha de grãos de feijão, segundo o pesquisador Evandro Spagnollo. Também, o pesquisador Júlio Cézar Ramos mostrou o experimento de adubação e manejo de pastagens.
Ao término da visita na Epagri, os alunos dirigiram-se para Seara, onde visitaram o Museu Entomológico Fritz Plaumann que contém a maior coleção de insetos da América Latina, possuindo aproximadamente 80 mil exemplares. No Museu os alunos visitaram as salas com alguns dos exemplares classificados e identificados pelo pesquisador Fritz Plaumann, além de assistirem a um vídeo contando a história do mesmo, desde a sua vinda da Alemanha. Os alunos ficaram perplexos com tantos insetos identificados, principalmente, a diversidade deles e a beleza de muitas borboletas (paixão de Fritz Plaumann).
As visitas realizadas atingiram o objetivo de demonstrar à agronomia do lado de fora da sala de aula, principalmente, as disciplinas de solos e de entomologia. Uma vez que, os alunos tiveram contado eminente com as pesquisas realizadas hoje e antigamente a respeito dos componentes curriculares. Desse modo, buscou-se mostrar aos alunos de onde se originam recomendações de adubação, identificações e denominações de insetos para o que é visto dentro da sala de aula.