Alunos do curso de Agronomia, turmas AGN34A e 34B, que estão cursando a disciplina de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, ministrada pelo professor Doutor Douglas Rogeri, desenvolveram um experimento de caráter didático que foi conduzido em vasos por 60 dias, em casa de vegetação. O estudo objetivou avaliar a resposta isolada e combinada dos principais macronutrientes (N, P e K) requeridos pelas culturas, na presença e ausência de calagem. Segundo o professor Douglas, este tipo de estudo é muito interessante para acadêmicos, pois evidencia a importância da aplicação balanceada de nutrientes, bem como identificar os elementos que mais limitam o desenvolvimento das culturas.
O experimento foi conduzindo utilizando-se um Cambissolo Háplico, solo que é comum na região. Foram realizadas aplicações de doses crescentes de cada nutriente e estas combinadas, na presença e ausência de calcário, de acordo com o Manual de Adubação e Calagem para o RS e SC. Os tratamentos consistiram de quatro doses de nitrogênio (N0, N1, N2 e N3, que corresponde a 0, 40, 80 e 160 kg ha-1 de N, respectivamente), de potássio (K0, K1, K2 e K3, que corresponde a 0, 40, 80 e 160 kg ha-1 de K, respectivamente) e fósforo (P0, P1, P2 e P3, que corresponde a 0, 75, 150 e 300 kg ha-1 de P, respectivamente).
Com estas combinações foi possível avaliar a resposta isolada das plantas em função da aplicação de cada nutriente, bem como o efeito combinado com os demais. Foi também avaliado o efeito da calagem, com a comparação do tratamento que recebeu calcário com a testemunha, sem calagem. Os alunos quantificaram a massa seca da parte aérea e o desenvolvimento radicular das plantas que serviu de base para elaboração de um relatório de pesquisa apresentado e discutido na disciplina.
O coordenador do Curso, professor Anderson Rhoden, comenta que estas atividades práticas são fundamentais para a formação do acadêmico, pois relacionam a teoria com a prática, além do aluno poder acompanhar o desenvolvimento da cultura e relacionar com o manejo da adubação e calagem, fundamentos preponderantes para a profissão de Engenheiro Agrônomo.