Integrando as atividades de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, a acadêmica do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Gabriela Casagrande, desenvolveu nos meses de agosto, setembro e outubro, uma oficina de inclusão digital com idosos do município de Iporã do Oeste. Como um projeto inicial, a oficina contemplou sete pessoas da terceira idade, que desenvolveram as atividades nos laboratórios de Informática da escola CIEF e EEB Pe. Vendelino Seidel.
Durante os encontros da oficina, a acadêmica buscou apresentar para as participantes quais os componentes do computador, como ele funciona, como ligar e desligar, utilizar o mouse, teclado, editores de texto, recursos da área de trabalho, trabalhar com pastas e arquivos, salvar arquivos no computador e no pendrive, utilizar a Internet, fazer pesquisas, criar uma conta de e-mail e Facebook, localizar a amigos e familiares, enviar mensagens, dentre outras atividades.
Segundo a acadêmica, as participantes da oficina mostraram-se interessadas na utilização dos recursos de tecnologia, estando sempre dispostas a aprender novas coisas. O que mais despertou o interesse destas foi poder entrar em contato com amigos e parentes muitas vezes distantes, principalmente por meio da rede social Facebook.
Gabriela destaca que A realização de uma oficina de inclusão digital com idosos, foi de extrema importância para mim, uma experiência ótima, pois além de transmitir conhecimento as participantes sobre os recursos tecnológicos, nos aproximamos umas das outras, onde surgiram novas amizades. A tecnologia também trouxe vários benefícios para elas, entre eles o de poderem se comunicar facilmente com familiares e amigos e sentirem-se menos sozinhas e mais inclusas na sociedade. Gostei muito mesmo e acredito que futuramente essa oficina deve ter continuidade para mais pessoas poderem participar.
A professora orientadora do trabalho, Juliane Colling, destaca a importância de desenvolver ações e pesquisas que envolvam a comunidade em geral, ressaltando as possibilidades de integração social que os recursos tecnológicos trazem para a terceira idade.
A acadêmica agradece as participantes pela realização da oficina, bem como as escolas que cederam espaço para a realização da oficina.