A acadêmica Dayana Pauli, do curso de Engenharia Civil, dando continuidade as atividade de pesquisa envolvendo seu trabalhos de conclusão de curso e dos colegas Karin Gasparin e Robison Franzen, realizou o levantamento geotécnico ao longo do trecho de estudo da BR163 entre os km 110+000 e km 120+000 e coleta de solo para análise laboratorial. Essa atividade vem complementar os estudos necessários para o dimensionamento do pavimento somando-se a atividade de contagem veicular realizada em outro momento. Esses dois paramentos são essenciais para a eficácia do projeto de pavimentação. A atividade envolve conhecimento nas áreas de geologia e de mecânica dos solos.
A esse conjunto de conhecimentos aplicados a Engenharia Civil, chamamos de geotecnia. A geotecnia é um ramo da Engenharia Civil, seja em projetos ou execução, dependam do conhecimento do solo, da rocha ou dos dois. Nesse momento se faz necessário evidencia a importância do profissional de Geologia em obras rodoviárias. A vistoria realizada tem caráter acadêmico, mas se assemelha em muito a prática realizado nos inicio da etapa de projeto ou no inicio da implantação buscando as melhores opções de material e tentando reduzir custos com transporte sem comprometer a qualidade do pavimento. Todavia o solo é um dos materiais de construção com enorme variação mesmo quando proveniente de lugares muito próximos. Essa característica faz com que o engenheiro não possa se basear apenas em observações mesmo quando provido de grande experiência. Assim, ainda que de forma acadêmica, foi retirado amostra de solo para ensaios em laboratórios. Essa amostra de aproximadamente 60 quilos será utilizada para diversos ensaios onde se busca a caracterização adequada de suas propriedades e de seu comportamento físico.
Assim, provido dessas informações geotécnicas, oriundas da vistoria de campo e dos ensaios dos materiais, será possível aplicar os conhecimentos de dimensionamento de pavimentação aos estudos realizados nos três trabalhos de conclusão de curso.