Loading...

NOTÍCIAS

16 Mai 2016

12ª Semana Acadêmica de Agronomia trouxe excelentes palestrantes para a região

A 12ª Semana Acadêmica do curso de Agronomia (Seagro) ocorreu nos dias 09,10 e 11 de maio promovida pelo curso de Agronomia da FAI Faculdades e o Centro Acadêmico (Agrocea), tendo como tema “Engenheiro Agrônomo: profissional que move o mundo”.

A Seagro teve abertura na noite de segunda-feira, dia 09, na Associação JBS. O evento iniciou com pronunciamentos do coordenador do curso, professor Anderson Rhoden e da Diretora de Ensino da FAI Faculdades, professora Lenir Luft Schmitz. Após a abertura oficial ocorreu a palestra com o Engenheiro Agrônomo Dr. João Leonardo Fernandes Pires, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Trigo, na área de Sistemas de Produção, com o tema: “Reflexões sobre competitividade e sustentabilidade do cultivo de grãos no sul do Brasil”.

Na sequência, os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir a palestra com o Engenheiro Agrônomo Dr. Fabiano Daniel de Bona, também Pesquisador da Embrapa Trigo, na área de Nutrição Mineral de Plantas e Fertilidade do solo, com o tema: “Manejo da fertilidade do solo para sistemas de produção sustentáveis”.

De acordo com os coordenadores Anderson Rhoden e Neuri Feldmann, estas palestras tiveram como objetivo promover o pensamento crítico sobre os métodos de produção atualmente utilizados e sua relação com a sustentabilidade da produção agrícola a médio e longo prazo, uma vez que o sistema de produção “plantio direto” não vem sendo utilizado de forma correta, promovendo assim a compactação do solo, concentração de nutrientes na superfície e elementos tóxicos em subsuperfície, além da erosão que afeta inúmeras lavouras.

Na terça-feira, o evento continuou com a palestra do Médico Veterinário Prof. Dr. Paulo Dilkin, que é Pesquisador do Laboratório de Análises Micotoxicológicas – Lamic, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal de Santa Maria/RS, com o tema: \"Micotoxinas: sua produção e prejuízos na produção pecuária”.

Na oportunidade foram discutidos os efeitos das micotoxinas na produção pecuária, e os possíveis causadores da elevação da produção destas durante o processo produtivo de alimentos, uma vez que o profissional da Agronomia atua fortemente na produção de alimentos para o consumo humano e animal.

Na sequência da noite, a Engenheira Agrônoma Me. Marcela Reinehr, Pesquisadora e Gerente de Testes e Operações na Monsanto do Brasil palestrou sobre o tema: \"Técnicas de melhoramento genético de milho e soja”, oportunizando o conhecimento por parte dos acadêmicos de como as empresas têm conduzidos o processo de produção de novos materiais (híbridos e cultivares) que são lançados no mercado a cada ano e também da importância do uso da Biotecnologia e Técnicas Moleculares.

Para finalizar a noite foram discutidos pontos importantes do desempenho acadêmico para futuros profissionais da Agronomia, bem como, as oportunidades e perfis de profissionais que as empresas estão buscando, enaltecendo a importância do esforço e dedicação pessoal durante a graduação, que deve ocorrer não somente em sala de aula, mas também fora dela, como na participação dos eventos, nos Grupos de Estudo e Pesquisa e nas monitorias que são oferecidas pelo curso de Agronomia.

Na quarta-feira, dia 11, para finalizar a 12ª Semana Acadêmica, os acadêmicos do curso participaram da Jornada das Licenciaturas, com palestra do Dr. Clóvis de Barros Filho, que é professor de Ética, Pesquisador e Consultor em Ética, abordando o tema: “A vida que vale a pena ser vivida” trazendo grandes reflexões sobre a vida.

O curso de Agronomia agradece aos palestrantes pelas brilhantes discussões promovidas e parabeniza os acadêmicos que participaram e tiveram a oportunidade de agregar conhecimento a sua formação acadêmica e pessoal.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento