Loading...

SOBRE O GEPE EM RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

JUSTIFICATIVA

Entre os segmentos da Indústria Brasileira, a Construção Civil detém uma parcela importante do setor, demonstrando indicativos positivos de crescimento econômico e social. Porém, as atividades relacionadas a Construção Civil precisam estar em consonância com as normas técnicas e legislação ambiental em vigor, pois, tem um grande potencial de degradação do meio ambiente, principalmente quando falamos nos Resíduos Sólidos gerados pela atividade. Não importa o tamanho da obra, reforma ou demolição, a geração de resíduos sólidos é certa e consequentemente sua gestão deverá efetivamente ocorrer em todos os níveis.
Os resíduos de construção civil representam um grave problema em muitas Cidades Brasileiras. Por um lado, a disposição irregular desses resíduos pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública. De outro lado, eles representam um problema que sobrecarrega os sistemas de limpeza pública municipais, visto que, no Brasil, os RCC podem representar de 50 a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos.

Com o advento da Resolução CONAMA 307, de 05 de Julho de 2002, a situação se inverteu e começou a vigorar a obrigatoriedade do gerenciamento dos RCC pelo próprio gerador dos mesmos, ou seja, o dono ou empreendedor da obra, demolição ou reforma. Essa determinação representou um avanço legal e técnico, estabelecendo responsabilidades aos geradores, tais como a segregação dos resíduos em diferentes classes e o seu encaminhamento para reutilização, reciclagem, destinação ou disposição final adequada.
Este reaproveitamento ou encaminhamento adequado dos RCC precisa avançar e criar mecanismos e formas de gerenciamento sustentáveis nos âmbitos econômico, social e ambiental, os quais serão tema do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão.

 

OBJETIVO

Oportunizar aos participantes um espaço para reuniões e discussões sobre Gestão de Resíduos de Construção Civil (RCC) com um enfoque multidisciplinar, envolvendo Metodologia da Pesquisa, Legislação Ambiental, Normas Técnicas, Diagnóstico Preliminar, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Serviços de Limpeza Pública, Desenvolvimento Sustentável, Saneamento Básico, Materiais de Construção Civil, Construção Civil, Resistência dos Materiais, Obras de Terra, Topografia, Geologia e Mecânica dos Solos, Estradas e Transportes, dentre outras.

 

INÍCIO DO GEPE: 2016

 

COORDENAÇÃO

Professor Maciel Welter

Professor Givanildo Martins de Quadros

CONTATO

Entre em contato pelo formulário e logo responderemos ;)

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento