SOBRE O GEPE EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: FORMAS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

JUSTIFICATIVA

O presente Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão tem relevância no mundo jurídico e social, sendo cada vez maior a procura por meios de dissolver os conflitos da sociedade. Dessa forma, justifica-se a importância deste trabalho como meio de oferecer à comunidade forense alternativas para tratar os conflitos, algo que, paralelamente ao judiciário, trará resultados mais adequados quantitativa e qualitativamente.
A mediação, apresenta uma possibilidade de contribuir com a sociedade por ser um meio consensual de tratar os conflitos. Ao priorizar o diálogo, a mediação leva em consideração os sistemas de vida diversos e alternativos e se propõe a reabrir o canal de comunicação que foi interrompido ao reconstruir os laços desfeitos. O desafio maior é aceitar as diferenças e a desordem gerada pelas partes conflitantes; ao invés de propor novos valores, restabelecer a comunicação entre os que cada um traz consigo.
Na arbitragem, ainda pouco conhecida no Brasil, o diálogo também é priorizado. As partes definem uma pessoa ou entidade privada para solucionar a controvérsia entre elas, sem a participação do Poder Judiciário. São inúmeras as vantagens da arbitragem, tais como a rapidez, a especialização com que são tratados os conflitos, a irrecorribilidade, bem como a informalidade.
A cultura da sentença coloca o judiciário como a única forma de resolver os conflitos, dificultando, assim, a propagação de tratamentos de conflitos fora do judiciário. E, nesse sentido, o projeto é de extrema relevância para compreender os meios alternativos de solução de conflito, que além de serem mais céleres representam uma maneira pacífica de resolução.

OBJETIVOS

• Estudar, a partir de um olhar multidisciplinar, o instituto da mediação e da arbitragem, como meios de resolução de conflitos.

INÍCIO DO GEPE: 2013

COORDENAÇÃO

Carlos Henrique Mallmann

Entre em contato pelo formulário e logo responderemos ;)