O evento, realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da instituição, contou com a participação do curso de Medicina Veterinária e o apoio da Unicred Desbravadora e Sicredi
Trazer alegria para centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social. Esse foi o intuito do Dia das Crianças do projeto Maria Leite, realizado na última última quinta-feira (5) pelo Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF, no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó.
O evento contou com a participação do curso de Medicina Veterinária e o apoio da Unicred Desbravadora e Sicredi. Segundo a presidente do Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF, Juliana Benetti, as doações foram cruciais para que o evento pudesse ser realizado.
“Tivemos uma participação enorme dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária que contribuíram não somente com o dinheiro para compra dos presentes, comida e aluguel dos brinquedos infláveis, mas também estiveram presentes no evento e fizeram a diferença na vida das crianças”, destaca.
Momento inesquecível
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Marla Schneider, a UCEFF realiza diversas ações que promovem a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico. “Momentos como esse são importantes para que nossos estudantes possam ter ideia do quanto eles podem fazer a diferença na vida das pessoas da nossa comunidade”, diz.
Marla frisa que trabalhar conjuntamente do Núcleo de Direitos Humanos em projetos como o Maria Leite, faz a diferença na formação dos alunos. “É nítida a diferença dos nossos acadêmicos ao participar desses momentos. Eles conseguem perceber o quanto uma ação, que para nós é pequena, é muito grande para quem a recebe. Em experiências solidárias como essa, todos os envolvidos crescem, tanto no profissional quanto no pessoal”, declara.
A acadêmica do segundo período de Medicina Veterinária, Daia Salvinski, que foi um dos destaques na organização do evento, pontua que foi uma ocasião incrível e gratificante. “Ter a oportunidade de fazer parte dessa ação comunitária foi uma experiência inesquecível. A importância desses momentos de aproximação com a comunidade não pode ser subestimada. Ver a alegria nos rostos das crianças e a felicidade que proporcionamos a elas é realmente indescritível. É um lembrete poderoso de como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas, especialmente daquelas que podem estar enfrentando desafios na vida”, observa.
Daia aponta que a ação não apenas trouxe diversão para as crianças, mas também fortaleceu os laços entre a UCEFF e a comunidade do Maria Leite, além de mostrar que a instituição está comprometida em apoiar e melhorar a vida das pessoas na região.
“Ações de aproximação com a comunidade, especialmente eventos voltados para as crianças, desempenham um papel crucial no fortalecimento dos laços entre instituições e a população local. É inspirador ver como a solidariedade e a generosidade podem unir uma comunidade e criar um senso de pertencimento. Espero que a UCEFF continue a promover iniciativas como essa no futuro, pois elas têm o poder de transformar vidas e enriquecer nossa sociedade”, salienta.
O estudante do sexto período de Medicina Veterinária, Marcelo Mandrik, relata que ao ser lançada a ideia de participar da ação do Dia das Crianças do projeto Maria Leite, a turma 62 B de Medicina Veterinária se uniu em busca de fazer a diferença.
“Fizemos a doação de picolés, pois toda criança gosta e nem todas têm acesso. Arrecadamos R$ 814 e compramos 440 picolés. Posso dizer que foi uma experiência única de aprendizado e entendimento de que existe desigualdade social muito próxima de nós e o quanto podemos contribuir com uma sociedade melhor e mais justa. Parabenizo a UCEFF por apoiar projetos como o Maria Leite, por acreditar nas crianças daquela comunidade e em um mundo mais justo”, declara.
Apoio que faz a diferença
A Unicred Desbravadora esteve presente no evento e apoiou a ação com doações que fizeram a diferença. Em nota, a cooperativa ressaltou que participar do Dia das Crianças contribuindo com o projeto Maria Leite foi de grande importância, pois o papel da cooperativa é estar próxima da comunidade, promovendo o cooperativismo.
“A Unicred é formada por pessoas com o propósito de promover experiências positivas em outras pessoas e o envolvimento em projetos sociais é a concretização desta prática. A UCEFF é uma grande motivadora de projetos sociais e faz uma grande diferença para a comunidade. A Unicred reforça a satisfação de poder participar com a instituição pela segunda vez neste engajamento social e destaca que as portas estão abertas para juntos gerarmos novas experiências nas pessoas".
O Sicredi também apoiou o evento com a doação de 12 mil reais ao projeto Maria Leite, quantia que foi utilizada para a compra de três máquinas que foram inauguradas na ação do Dia das Crianças, sendo elas uma pipoqueira, a refresqueira e a máquina de algodão doce. Além disso, o dinheiro doado foi utilizado para a compra de um celular para o projeto e os adesivos para a porta da nova biblioteca do Maria Leite, que será inaugurada no próximo dia 28.
Andréa Aparecida dos Santos, gerente de Negócios e madrinha no projeto Fundo Social e Juntos pela Comunidade do Sicredi, destacou que a parceria entre a UCEFF, a instituição e o projeto Maria Leite, foi crucial para que as doações fossem realizadas.
“O Juntos pela Comunidade é um projeto que beneficia todas as instituições filantrópicas indicadas por nossos associados. Qualquer associado do Sicredi, ao fazer determinados investimentos, pode indicar uma instituição para que possamos fazer uma doação e essa instituição possa receber benefícios. A UCEFF, que é nossa associada, indica projetos como o Maria Leite e o Sicredi os beneficia da melhor maneira possível”, explica.
A gerente pontua que é uma parceria que beneficia todos os envolvidos. “Essa parceria é um círculo virtuoso que faz crescer tudo ao nosso redor, sendo essa a missão da UCEFF e do Sicredi perante nossa comunidade: propiciar o crescimento de todos, pois juntos somos mais fortes e, quando um cresce, se eleva o crescimento de todos os outros”, conclui.
Alegria e emoção
Dejanira de Oliveira é mãe do pequeno Davi Ferreira, participante do projeto Maria Leite. Davi, que é especial, esteve na ação do Dia das Crianças e se divertiu muito. Emocionada, a mãe agradece o carinho e o cuidado com as crianças.
“Isso é equidade e não somente igualdade. Foi muito lindo encontrar pessoas que fazem a alegria das crianças, especialmente de crianças especiais como o Davi. O meu sincero agradecimento a todos os envolvidos”, finaliza.