Loading...

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


Acesse as portarias do Enade.

Resultado

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa GM/MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.

Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Cursos

Em 2019, participam os cursos de:

Bacharelado:

Agronomia        

Arquitetura e Urbanismo            

Biomedicina

Educação Física

Enfermagem    

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil               

Engenharia de Alimentos            

Engenharia de Computação

Engenharia de Produção             

Engenharia Elétrica        

Engenharia Florestal

Engenharia Mecânica    

Engenharia Química        

Farmácia

Fisioterapia       

Fonoaudiologia                

Medicina

Medicina Veterinária      

Nutrição             

Odontologia

Engenharia de Controle e Automação   

Zootecnia          

 

Tecnólogo:

Tecnologia em Agronegócio     

Tecnologia em Estética e Cosmética      

Tecnologia em Gestão Ambiental

Tecnologia em Gestão Hospitalar            

Tecnologia em Radiologia           

Tecnologia em Segurança no Trabalho

Quem deve fazer a prova

Fazem a prova do ENADE os estudantes concluintes dos cursos. Concluintes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura são aqueles que já completaram 80% da carga horária de seus cursos ou que, mesmo não tendo 80% da carga horária, pretendem concluir o curso até julho do próximo ano.

Para os cursos de Tecnologia concluintes são aqueles que já completaram 75% da carga horária de seus cursos ou que, mesmo não tendo 75% da carga horária, pretendem concluir o curso até dezembro deste ano.

Alunos ingressantes também são inscritos no ENADE, mas são dispensados de fazer a prova.

Por que é importante sua participação

O seu desempenho no ENADE pode ser decisivo na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e para o acesso à pós-graduação. A nota do Enade está relacionada às notas que qualificam o curso em que você se formou. Logo, ter um diploma de um curso e de uma instituição com bons conceitos é importante para você na vida acadêmica ou no mercado de trabalho.

Além disso, diversas políticas de incentivo ao ensino superior do Governo Federal dependem também desses resultados: PROUNI, FIES e Programas de Mobilidade Acadêmica como o Ciência Sem Fronteiras). Um bom desempenho dos concluintes pode se traduzir também em benefícios para seus colegas que permanecem ou que irão entrar no curso.

Quando você participa do Enade você está representando o curso, seus colegas e a instituição. Por isso, o desempenho do curso do Enade reflete a qualidade da sua formação e, também, o profissional que você é.  

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento