Uma década com você!
O UCEFF na Escola é um programa de extensão e de muita responsabilidade social da instituição. Foi realizado durante todos os anos na última década nas escolas de Chapecó e região, sem interrupção, evoluindo a cada edição. São 10 anos de crescimento socialmente responsável que acompanham os passos da evolução e do amadurecimento da UCEFF. Através do programa, a UCEFF contribuiu significativamente com o processo contínuo de conscientização e de orientação pessoal e profissional de estudantes do ensino médio público e privado.
A cada edição uma novidade e uma evolução. Este ano, ainda mais especial porque chega na instituição o ensino híbrido, uma metodologia de ensino inovador que marca um novo momento no processo de ensinar e aprender, com foco no aprimoramento do cenário atual da educação e das carreiras. E as escolas que são atendidas pela UCEFF vão ter a oportunidade de conhecer a metodologia híbrida e aperfeiçoar seus métodos educacionais.
Em 2019, as atividades oferecidas são: Simulado, Feira das profissões e o Acadêmico por 1 dia. Além de uma plataforma on-line pensada para o estudante do ensino médio no site da Uceff. Lá, ele terá acesso ao simulado do ENEM, informações sobre os cursos, dicas de estudo e muitas outras interações sobre carreira e ingresso no ensino superior. Para os professores, o acesso à plataforma digital para que possam realizar os cursos on-line da UCEFF, além de palestras e oficinas que vão objetivar auxiliar a comunidade educativa na sua formação.
Memorização, concentração e técnicas de estudo. A organização do ambiente, do tempo e materiais que podem auxiliar no processo educacional. Diferentes tipos de inteligência. O ócio criativo.
Orientar o jovem na reflexão dos diversos elementos constituintes em um projeto de vida e auxiliá-lo nessa construção.
Avaliar quais são os hábitos de vida que podem levar ao futuro desejado. Reconhecer que a vida é movida por hábitos e que estes podem ser bons ou ruins, dependendo das escolhas e da direção desejada. Motivar a adesão de novos hábitos ou a manter os hábitos que direcionem aos resultados desejados.
Quando nos reconhecemos como os responsáveis pela nossa vida, pelas nossas escolhas, passamos de vítima para coautores da nossa história. Nos tornamos protagonistas da nossa história.
Autoconhecer para melhor relacionar as emoções com os pensamentos. Reconhecer as emoções e entender melhor as próprias limitações. Aumentar a autoestima, otimismo e confiança. Conhecer suas fortalezas. Aprender a dominar atitudes impulsivas. Desenvolver técnicas para atingir objetivos predeterminados. Tomar decisões comprometidas e seguras. Desenvolver cooperação e capacidade de resistir à pressão e negociar conflitos.
Estimulação neural: novidade, variedade e desafios. Princípios gerais da estimulação cognitiva. Importância do treino cognitivo e treino motor combinados. Jogos cognitivos, objetivos e características. Condições para o treino cognitivo ser transferido para outras habilidades e contextos.
Estimulação cognitiva e treino de habilidades sociais combinados. Práticas e automatismos para se alcançar sucesso nos estudos. Importância do sono para a memória. Alimentos bons para os estudos e a concentração. Como se manter motivado para a vida e os objetivos. Estudos e organização para os propósitos de transformação.
Os recursos que fazem diferença no processo de construção do texto para Enem, vestibulares e concursos públicos. O hábito da leitura e o poder da argumentação.
Contextuar o significado do bullying e como ele se apresenta, identificar os traumas e problemas acometidos pelo bullying. Trabalhar as várias formas de lidar com o bullying, fazer a distinção do que realmente é bullying e valorizar a importância do respeito e do ser humano.
Refletir sobre a sexualidade dentro de um contexto que leva em conta a forma emotiva, afetiva e comportamental. Focar em uma postura que prioriza valores pessoais e éticos em nossos alunos. Abordar a importância do afeto e respeito próprio e com o próximo. Conhecer um pouco mais da fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino.
Aprender com o outro é essencial nos tempos atuais. A aprendizagem colaborativa demonstra novas formas de aprender através da cooperação e de resolução de problemas. Interação, negociação, criatividade e pró-atividade são fundamentais neste processo de ensino e aprendizagem.
Definição de habilidades sociais e diferentes modelos de mediação. Habilidades de relacionamento interpessoal e análise de comportamento. Estratégias de intervenção na mediação de conflitos em ambiente escolar.
Conceito de altas habilidades e superdotação, desvendando mitos e verdades. A identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação, instrumentos e recursos pedagógicos para o atendimento especializado.
O que são metodologias ativas no contexto educacional? Hoje o professor deve estar preparado para atender um novo perfil de aluno. Incentivar o aluno aprender de forma autônoma e participativa. A sala de aula invertida e novas metodologias de ensino e aprendizagem.
O projeto como ferramenta de ensino. Estratégias para criar projetos inovadores na educação. O trabalho multidisciplinar desenvolvido pela gestão escolar como fator decisivo na inovação da educação.
O olhar inclusivo. Os componentes do “amor pedagógico”. Vínculos e alteridade. Aprendizagem e interação social. A mediação relacional na sala de aula. Como criar vínculos com as gerações Y e Z.
Os processos psicológicos da aprendizagem. As contribuições da neurociência. Leitura de mundo, Mediação e aprendizagem. A reconstrução do conhecimento. Etapas para uma aprendizagem eficaz.
Uma das causas do insucesso escolar são as emoções alteradas, ou a imaturidade emocional do sujeito que aprende ou daquele que objetiva ensinar. Aprender é tarefa complexa que envolve múltiplos fatores, dentre eles o campo afetivo-emocional do par-educativo. Essa relação tem
um tom e uma temperatura, que favorece ou não o aprender. Entender como uma pessoa aprende ou o porquê que uma criança não aprende é fundamental para os professores e educadores.
O processo da aprendizagem significativa e a construção de sentido. O sentido natural da avaliação. Avaliação na vida e avaliação na escola. Avaliação superficial e avaliação significativa. Avaliação como estratégia de mediação da aprendizagem.
De que forma aprendemos? As características do ensino intencional. As crenças de quem ensina e a mediação da aprendizagem. Sentido e significado. A função da linguagem e da negociação de sentidos na construção de significados. A aprendizagem compartilhada e a interação social.
Trabalhar a importância do bem-estar e da motivação, para obter bons resultados com rendimento e excelência no trabalho do dia a dia. Demonstrar de forma clara e objetiva, maneiras de maximizar o rendimento dentro do tempo dedicado ao trabalho. Identificar e valorizar as formas de estímulos que cada um pode desenvolver. Utilizar de aula dialogada, teórica e didática.
Morfofisiologia do tecido neural, nutrição e aprendizagem. Sistemas Sensoriais e percepção. Desenvolvimento neural e aprendizagem ao longo da infância. Neuroplasticidade. Cerebral. Controlando as emoções em sala de aula. Emoções, imagens mentais e aprendizagem. Sistemas
motivacionais na infância. O professor enquanto artista: promovendo emoções e sentimentos. Memória e aprendizagem.
Tipos de memória: memória emocional, memória autobiográfica e semântica; memória motora e memória de trabalho. Relações entre os tipos de memória e os diferentes modelos de aprendizagem. Memória sensorial e facilitação da aprendizagem em diferentes modelos sensoriais. Mentira e autoengano. Memória, foco e motivação. Memória e saúde mental. Fatores facilitadores da memória e aprendizagem. Estado de fluxo cognitivo e Psicologia Positiva.
Estimulação neural: novidade, variedade e desafios. Princípios gerais do treino cognitivo. Importância do treino cognitivo e treino motor combinados. Jogos cognitivos, objetivos e características. Condições para o Treino cognitivo ser transferido para outras habilidades e contextos.
Treino cognitivo e treino de habilidades sociais combinados. Metodologias ativas de aprendizagem.
Desenvolvimento neural e cognitivo especial. Causas dos distúrbios da aprendizagem. Transtornos do espectro autista (autismo, asperger, savant). TDAH e impulsividade. Aspectos didáticos pedagógicos da educação especial e inclusiva a partir das neurociências. Importância da
psicomotricidade na educação especial e inclusiva; psicomotricidade e desenvolvimento cognitivo; técnicas de desenvolvimento precoce para alunos com necessidades intelectuais especiais. Inclusão e a perspectiva do professor em sala de aula.
Esse instigante curso elucida com muita propriedade as relações entre desenvolvimento neural, em especial a ativação de eixos hormonais produtores de hormônios sexuais, e seus efeitos cruciais no desenvolvimento neural do período embrionário até a senescência, em especial
a precocidade da puberdade e dos comportamentos sexuais. Faremos a diferenciação entre a educação para a sexualidade na infância e educação sexual na adolescência, finalizando com um debate sobre as questões de gênero, ato sexual e seus tabus, bem como a moral sexual e
seus mecanismos de regulação dos comportamentos.
Geração da conectividade: possibilidades e desafio Inovação e tecnologia em sala de aula. Metodologias ativas. Recursos e aplicativos de interação e compartilhamento de conteúdo. Recursos Google (Drive, Docs, Forms), Kahoot, Socrative, entre outros recursos.
Ensinar e vivenciar diversas dinâmicas, a fim de que os professores possam realizá-las com seus alunos em momentos diversos, para exemplificar algum assunto ou mesmo para descontração. Enriquecendo, assim, o planejamento individual de cada docente.
Dialogar sobre a relação entre professor e aluno no contexto educacional. Dialogar sobre habilidades, técnicas e métodos avaliativos a serem utilizados pelo educador na busca por uma aprendizagem significativa do aluno. Práticas da estratégia do trabalho docente
Identificar e aplicar as 3 Leis Sistêmicas consideradas as bases fundamentais para o sucesso de uma organização, demonstrando como elas podem atuar para o crescimento quando são conhecidas e respeitadas ou, como elas podem prejudicar as relações quando ignoradas ou transgredidas. Realização de movimentos sistêmicos para harmonizar, equilibrar e fortalecer o relacionamento da equipe.
A técnica, que se baseia na atenção plena, melhora a circulação, ajuda a desenvolver sua paciência, a confiança em si mesma e nos outros, além de promover tranquilidade. Os benefícios da meditação – autoconsciência e um sentimento de calma – podem ser alcançados através da “mindfulness”.
Apresentar aos pais, a importância em educar com amor, porém sem deixar de lado, regras importantes na formação de indivíduos cidadãos, conscientes, éticos e com valores. Explanar os principais equívocos cometidos pelos pais, na hora da educação dos filhos. Relatar a importância
dos limites. Fazer a distinção do que se deve aprender em casa e o que é de responsabilidade da escola.
A partir de uma história de superação vivenciada pela palestrante, demonstra que todos têm dificuldades e problemas, mas podem ser superados. Sensibiliza para inclusão social, respeito com o próximo, valorização familiar e pessoal. Motiva para a reflexão que todos se tornem o autor de sua própria história, não sendo um mero espectador da sua vida, não basta querer é preciso agir para ser feliz.
Os valores atribuídos ao mundo do consumo, dentre outros, modificou alguns encaminhamentos educacionais no seio da família. “Mudou o próprio conceito de família”. Como mudar para continuar sendo família e desenvolver seu papel formador?
Reforçar aos pais o seu papel fundamental na construção da educação dos filhos de uma forma otimista, motivacional e, através da prática diária da gratidão, transformar seus dias, suas atitudes e suas vidas de forma mais leve, consciente e positiva. A gratidão empodera, educa, transforma vidas.
O programa visa aperfeiçoar a sua empresa em todos os níveis. Palestras são ministradas pelos professores da UCEFF, que levam capacitação e atualização das mais diversas áreas administrativas para gestores e líderes de setor.
Laboratório para a vida. Transformar para equilibrar. Você responsável por projetos que mudam o ecossistema. O Laboratório Experimental de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (LEAU) capacita os alunos dos cursos para as demandas sociais, contribuindo na superação das desigualdades e colaborando para a melhoria da qualidade de vida.
A ação do LEAU está ligada ao projeto interdisciplinar da UCEFF que, por meio de uma parceria com a Associação Reciclar é Viver (Chapecó/SC), que atende 13 núcleos de recicladores do município. As atividades são supervisionadas pelos professores e coordenadores dos cursos da UCEFF e acontecem ao longo do semestre letivo, de acordo com a necessidade apontada pelas associações. As atividades incluem diagnóstico, projeto sócio-técnico, relatório de atividades com feedback para os participantes dos núcleos e encaminhamentos de melhoria.