Loading...

COMO FUNCIONA

Entenda um pouco mais sobre a modalidade EaD e conheça as vantagens para a sua formação profissional em ser um aluno UCEFF a Distância.

APRESENTAÇÃO

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual estudantes e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Esta modalidade destaca-se hoje como um caminho estratégico para as instituições de ensino superior ampliarem o acesso à educação superior, o incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a extensão universitária.


Consciente de seu papel de produzir e difundir conhecimento, a UCEFF lançou em 2018 o seu primeiro curso de graduação na modalidade à distância: Tecnologia de Processos Gerenciais.


O processo de ensino ocorre a partir de encontros semanais presenciais com o professor. Além disso, materiais didáticos on-line, vídeos, atividades e materiais extras são disponibilizados no Ambiente Virtual UCEFF Connect do estudante.


O aluno tem acesso a todos os conteúdos sob demanda e pode consultá-los sempre que desejar. A UCEFF disponibiliza ainda um plantão tira dúvidas, biblioteca digital e uma equipe profissional multidisciplinar para acompanhar os estudantes em toda jornada acadêmica.


Mais do que Educação a Distância, a UCEFF oportuniza aos estudantes o desenvolvimento da autonomia por meio da resolução de casos reais e regionais proporcionando uma formação profissional mais próxima da realidade das empresas. 

MODELO ACADÊMICO

Os cursos de graduação da UCEFF a Distância são organizados por módulos. Cada ano é composto por 2 módulos e cada módulo possui quatro ou cinco componentes curriculares, cada qual com 80 horas distribuídas em quatro semanas. Cada disciplina é dividida em quatro unidades com uma média de cinco tópicos de estudo. Nessas semanas acontecem os momentos de autoestudo e também os momentos de encontros presenciais obrigatórios.

 

Encontros presenciais


Na graduação, as aulas presenciais acontecem uma vez por semana e o estudante deve se dirigir à sede da IES para encontrar seu professor, tutor e seus colegas. Na metodologia aplicada aos cursos ofertados como pós-graduação lato sensu, MBA, os encontros presenciais são quinzenais.

 

Videoaulas


As videoaulas são gravadas pelos professores das disciplinas sobre os fundamentos teóricos e conceitos inerentes à disciplina. Compõem as unidades de aprendizagem dos componentes curriculares. as aulas conceituais também são divididas em unidades. Essas aulas ficam disponíveis no ambiente virtual UCEFF Connect e são complementares ao conteúdo trabalhado em cada uma das unidades.

 

Aprendizagem baseada em projetos


É um componente curricular no qual o estudante coloca em prática os conhecimentos adquiridos em cada uma das disciplinas que compõe o módulo. Por meio de um projeto, os estudantes  têm a oportunidade de construir o conhecimento de forma colaborativa, debatendo com seus colegas de curso, professores e tutores mediadores do tema proposto, o que contribuirá para o desenvolvimento do seu senso crítico.

 

Avaliações presenciais


Os cursos de graduação e pós-graduação da UCEFF contemplam a realização de momentos presenciais obrigatórios, tais como: prova presencial e prova substitutiva, de acordo com a legislação vigente – Art. 1.º, §1.º do Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. As avaliações são aplicadas de acordo com o calendário acadêmico e realizadas na sede da UCEFF. São individuais e sem consulta. Para ser aprovado (a) em cada componente curricular, a UCEFF exige que o estudante tenha a nota média mínima de 7,0 (sete) pontos.

 

Atividades de estudo on-line


No ambiente virtual de aprendizagem UCEFF Connect são realizadas várias atividades avaliativas on-line. Essas atividades ocorrem no decorrer dos componentes curriculares de cada módulo.


Provas substitutivas


Caso o estudante não consiga comparecer em uma das avaliações, ele terá uma segunda oportunidade para realização da prova mediante a solicitação da prova substitutiva nas datas agendadas no calendário acadêmico.


Outras atividades


A UCEFF proporciona outras atividades que contribuem para o desenvolvimento educacional do acadêmico oportunizando aprofundar os conhecimentos em tópicos específicos, bem como, entrar em contato com discussões atuais em sua área de atuação. Estas atividades podem ser presenciais, como visitas técnicas e projetos de ação social, ou a distância como os cursos rápidos e cursos de extensão. Por possuírem um direcionamento prático, o principal objetivo destas atividades são proporcionar ao estudante o desenvolvimento de competências para atuação profissional, bem como a oportunidade de estabelecer redes de relacionamentos com os demais colegas do curso e profissionais da área.

PROFESSORES E TUTORES

A equipe de professores e tutores que atuam no modelo de Educação a Distância é formada pelos seguintes profissionais:

Professor-autor: é o responsável pela elaboração do material didático.

Professor: é quem ministra o conteúdo da disciplina, vinculando teoria e prática.

Tutor Presencial: é o responsável pelo acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem do aluno e feedback e por atender o estudante presencialmente na UCEFF, orientando-o quanto à metodologia e aplicação de prova.

Tutor a distância: é o responsável por atender às demandas operacionais/pedagógicas do aluno a distância.

RECURSOS EDUCADIONAIS

Cada disciplina disponibiliza recursos educacionais que servem como base e apoio para os estudos.

 

Bibliotecas


As bibliotecas da UCEFF dão suporte aos acadêmicos de todos os cursos da Instituição.
Biblioteca central da sede Campus I e Campus II:
A UCEFF possui duas unidades: a biblioteca do Centro Politécnico e a biblioteca Central, totalizando uma área de 640.55 m².
São 10.651 títulos e 23.136 exemplares de livros físicos, 6 mil títulos on-line na Biblioteca Virtual Pearson, além dos e-books do Grupo A. O acervo de periódicos físicos e assinados é de 28 títulos distribuídos nas áreas do conhecimento ofertados pela instituição, 08 assinaturas de jornais e 193 títulos de periódicos gratuitos on-line. As bibliotecas físicas são informatizadas e organizadas pela Classificação Decimal Dewey (CDD).

 

Biblioteca Virtual

 

Por meio da biblioteca virtual, disponível no ambiente virtual UCEFF Connect, podem ser acessados 6 mil títulos de livros e periódicos on-line.

 

APP UCEFF Connect


O aplicativo da UCEFF, disponível para as versões Android e IOS, permite que o estudante navegue por todo o conteúdo didático e interaja com os serviços oferecidos pela Instituição, como aulas, material didático, atividades de estudo, entre outras facilidades. O app também é uma possibilidade de comunicação do aluno com a IES. Pelo chat, é possível enviar mensagens e receber notificações, lembretes de atividades, avaliações e comunicados institucionais e promocionais.
 

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento