A posse foi realizada na última segunda-feira (24)
Ser um dos representantes da nova diretoria de uma associação de alcance nacional que tem por objetivo desenvolver as ciências sociais rurais. Essa é a conquista que o professor dos cursos de Gestão e Negócios da UCEFF Chapecó, Dr. Juliano Luiz Fossá, concretizou na última segunda-feira (24), no Congresso Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado na cidade de Piracicaba (SP).
Na oportunidade, Juliano foi empossado, juntamente com a nova diretoria da Sober, para um mandato de dois anos, sendo o novo presidente o pesquisador da Embrapa de Goiás, Dr. Alcido Elenor Wander. O evento, que é realizado anualmente, se constituiu entre os maiores eventos científicos da economia, administração e sociologia rural do Brasil.
De acordo com Juliano, as grandes problemáticas que envolvem o rural brasileiro são discutidas e debatidas por meio de palestras, reuniões de trabalho e apresentações científicas. “Este ano o evento envolveu a apresentação de aproximadamente 600 trabalhos acadêmicos”, diz.
A Sober foi iniciada em 1961 e fornece subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais. “Atualmente a Sober está presente em todos os estados do país e é representada por profissionais, professores, pesquisadores e estudantes das melhores instituições do país”, destaca Juliano.
Colhendo os frutos
Segundo o professor, que também é economista, mestre em Políticas Públicas e Dinâmicas Sociais, doutor em Administração e pós-doutor em Ciências Ambientais, desde a graduação seus temas e interesses de pesquisa estavam relacionados ao rural, especialmente em função da grande importância social e econômica que a agricultura possui na região.
“Atualmente tenho 27 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais relacionados à temática, especialmente sobre políticas públicas específicas à agricultura familiar”, pontua.
Grande conquista
Juliano participa, desde 2017, enquanto associado da Sober e contribui com a associação de várias formas. Ele salienta que essa participação proporcionou o convite para integrar o coletivo que foi eleito para diretoria entre 2023 e 2025, no qual Juliano será um dos representantes da região Sul.
“É uma grande satisfação compor este tão seleto grupo de professores e pesquisadores, ao mesmo tempo que é uma grande responsabilidade por se tratar de uma associação de muita tradição e representatividade nos estudos rurais do país. É uma alegria representar a região Sul, o estado de Santa Catarina e a UCEFF nesta jornada que certamente será de inúmeros desafios e de igual forma de aprendizados”, relata.
O professor afirma que a UCEFF o apoiou durante toda a trajetória. “É importante agradecer e registrar todo o apoio institucional que a UCEFF vem me proporcionando neste sentido. Esta representação também acaba se tornando um elo entre a própria UCEFF e a Sober que pode render bons frutos em se tratando de ensino, pesquisa e extensão”, finaliza.