30 Mai 2023

Alunos do curso de Direito são aprovados no exame da OAB

Os estudantes Hruam e Monique, ambos no 9º período, conseguiram a aprovação ainda na graduação

Realização de um sonho. A conquista de ser aprovado em um dos exames com maior nível de exigência do país. Esse é o sentimento de dois alunos do 9º período do curso de Direito da UCEFF, Hruam Marlom Woicziekoski e Monique Regina Bonikowski, que conseguiram a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda na graduação.

Segundo Hruam, a realização da prova durante o curso foi um desafio. “Houve a necessidade de conciliar os estudos para a prova, trabalho e atividades do curso de Direito, que envolviam inclusive a confecção do TCC, algo que demanda muito tempo de estudo. Como o Exame da Ordem é dividido em duas fases, as preparações para as provas foram diferentes”, explica.

O acadêmico pontua que durante a primeira fase, que possui 80 questões objetivas das mais diversas áreas do Direito, iniciou os estudos ainda nas férias. “Aproveitei as noites livres para assistir videoaulas no YouTube, em canais de cursinhos que fazem transmissões ao vivo e de forma gratuita, sempre com foco nas matérias mais cobradas”, lembra.

Segunda fase

Após a aprovação na primeira fase, Hruam comprou um curso preparatório para realização da segunda prova. “Por ser uma avaliação prática, com elaboração de peça profissional e questões descritivas, demanda melhor preparação”, detalha. Ele declara que, devido ao TCC, o tempo de estudo foi reduzido o que o fez focar no estudo das peças prático-profissionais.

Ansiedade e realização

Hruam conta que, depois de realizada a prova até a divulgação do resultado da prova, passou por momentos de tensão e ansiedade. “No final fui agraciado com a aprovação, que foi resultado de muito esforço e renúncias de interesses particulares, pois se não houvesse foco, a aprovação certamente não viria”, afirma.

Foco nos estudos

De acordo com o acadêmico, para que o aluno de Direito consiga a aprovação durante o curso, principalmente na primeira fase e nas questões descritivas da segunda fase, é necessário que se construa durante o curso uma base teórica sólida. “Na UCEFF, conseguimos alcançar por meio dos ensinamentos adquiridos durante o curso de Direito, com os professores que nos passam um conhecimento direcionado aos pontos mais importantes das matérias”, frisa.

Para prova prático-profissional, Hruam acredita que a realização de estágios e a contratação de curso preparatório são peças chaves para a aprovação. “De qualquer forma, para aprovação no Exame da Ordem é necessário ter foco e organização para os estudos, caso contrário, o caminho será muito mais difícil”, finaliza.

Grande conquista