A comissão avaliadora do Ministério da Educação deu nota cinco para o curso de Direito da UCEFF Chapecó
Excelência. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra deriva do latim e significa superioridade e é característica do que é excelente, de teor elevadíssimo, que alcançou a primazia, perfeição. Excelência também é sinônimo do curso de Direito da UCEFF, afinal o curso recebeu nota máxima nos indicadores de qualidade de ensino avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em visita à instituição.
Durante a avaliação, foram observadas as instalações físicas disponíveis para o melhor aprendizado dos estudantes, como o Núcleo de Práticas Jurídicas da UCEFF Chapecó (NUJUR), localizado na Unidade Central, e que é um espaço fundamental para a prática dos acadêmicos do curso. O NUJUR, que já realizou mais de 200 atendimentos à comunidade, é um importante instrumento para atender as demandas da comunidade e as atenções voltadas à formação do acadêmico no que tange à aprendizagem das práticas jurídicas, que os tornará capazes de realizar um atendimento técnico e humano à comunidade.
Também foi avaliada a qualificação do corpo docente e o curso de Direito, que possui professores mestres e doutores com experiência no mercado de trabalho, ganhou cinco estrelas do MEC. Além disso, foram repassadas aos avaliadores as diversas ações realizadas pela UCEFF que promovem a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico.
“Dobradinha” do cinco
A UCEFF é a única instituição de ensino superior de Chapecó que recebeu nota máxima do MEC tanto na autorização do curso de Direito quanto no reconhecimento do mesmo. Em maio de 2018, a UCEFF recebeu a Comissão de Avaliação a fim de autorizar a implementação do curso de bacharelado em Direito e recebeu o conceito máximo. Cinco anos depois, a instituição voltou a receber a nota cinco no reconhecimento desse mesmo curso. O coordenador do curso de Direito da UCEFF, Eduardo Destri, salienta que ambas as notas evidenciam o compromisso que a instituição apresentou durante a visita in loco.
Trajetória de sucesso
Segundo o coordenador, após inúmeras pesquisas, estudos, reuniões, seminários e eventos, o projeto para a criação do curso de Direito na UCEFF foi consolidado. “O curso de Direito teve início no primeiro semestre do ano de 2019, após obter a autorização publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria no 796, em 9 de novembro de 2018”, conta.
Eduardo relata que, desde a primeira turma, o curso de Direito realiza atividades de excelência acadêmico-institucional não só pela escolha do capacitado e experiente corpo docente, composto por profissionais das mais diversas áreas do Direito, mas especialmente com atividades de extensão junto à sociedade e órgãos do Estado.
“Todas as atividades acadêmicas, seja em sala de aula, práticas jurídicas e de extensão, realizadas pelos projetos integradores, fomentam e desenvolvem no discente uma formação profissional diversificada. O estudante do curso de Direito, por meio dos projetos de extensão, constrói know-how nas mais diversas áreas do Direito desde o início da caminhada acadêmica”, destaca.
Colhendo os frutos
De acordo com o coordenador, o curso vem demonstrando progressiva aceitabilidade na comunidade em que está inserida e recebe estudantes não só de Chapecó, mas de cidades vizinhas da região do Oeste de Santa Catarina e do Noroeste do Rio Grande do Sul. “Há um reconhecimento de todas as áreas da sociedade, tanto que os estudantes do Curso de Direito da UCEFF, já ocupam vagas em estágios e empregos, nos mais variados setores da área jurídica”, pontua.
Para Eduardo, a instituição, que tem como missão “contribuir para o desenvolvimento regional”, oferece o curso de Direito para que a região na qual está inserida possa se desenvolver ainda mais e com mais qualidade de vida para a população, comprometida com a formação de profissionais preocupados e engajados nesta melhoria efetiva.
Atualmente, o curso de Direito conta com sete turmas em andamento, sendo que, destas, duas ocorrem no modelo presencial com carga horária de até 20% EAD e as demais turmas no modelo presencial com carga horária de até 40% EAD.