13 Mar 2024

UCEFF firma parceria com o Ministério Público

O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes convidou a instituição para auxiliar no acolhimento e orientação de vítimas de violência da região

Conceder apoio a quem mais precisa. Esse é o objetivo do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (Navit) de Chapecó, rede de atendimento instalada no município e que firmou parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur) e a Clínica Escola de Psicologia da UCEFF para auxílio no acolhimento e orientação de vítimas de violência.

Em reunião realizada na tarde da última terça-feira (12) na instituição, o coordenador do Navit Chapecó e promotor de Justiça, Simão Baran Junior, apresentou o trabalho e convidou a UCEFF para compor a rede de atendimento.

Na oportunidade, participaram os coordenadores do curso de Direito da UCEFF, Eduardo Destri e Robson dos Santos, o coordenador do curso de Psicologia, Domingos Palma, e a responsável técnica da Clínica de Psicologia, Mariana Gabiatti Favero.

Atender quem mais precisa

Segundo o Ministério Público, o Navit Chapecó atenderá mais de 60 municípios das regiões Oeste e Meio-Oeste e, pela UCEFF ser uma instituição com atuação regional, foi convidada a compor a rede de atendimento. “São instituições que já desenvolvem competências relacionadas ao trabalho executado pelo Núcleo, por isso o objetivo é promover a convergência dessas atribuições de modo a garantir acolhimento, atendimento digno e amplo acesso das pessoas aos seus direitos", explica Simão.

De acordo com o coordenador Domingos, a parceria tem o intuito de amenizar o sofrimento das vítimas de agressões. “É um avanço para a UCEFF e os cursos de Direito e Psicologia que trabalham juntos para resolver problemas complexos de uma forma simples e rápida”, pontua.

A responsável técnica Mariana afirma que a instituição está preparada para acolher a quem precisar. “Estamos a alguns passos de firmar essa importante parceria com o Navit e colocamos o nosso espaço e trabalho à disposição, reafirmando o nosso compromisso com os direitos humanos e zelando por essas vítimas de diversos crimes que serão acolhidas aqui em nosso espaço”, assevera.

Unidos pelas vítimas

O coordenador Eduardo relata que a multidisciplinaridade proporcionada pela UCEFF na junção do Nujur com a Clínica Escola de Psicologia é capaz de atender as vítimas da forma mais completa possível.

“Somos capazes de solucionar os problemas jurídicos das vítimas de violência, afastar agressores de casa, dar prosseguimento nos processos de divórcio e, ao mesmo tempo, mitigar os efeitos dessa violência por meio da Psicologia”, aponta.

Para o coordenador Robson, além da parceria possibilitar mais um campo de estágio para os acadêmicos de Direito e Psicologia da UCEFF, a instituição estreita ainda mais os laços com os órgãos de segurança da cidade.

“Agora em um primeiro momento a parceria é com o Ministério Público, mas quando tratamos de vítimas de violência, não ficamos isolados. Abre-se um leque de relacionamentos com o Poder Judiciário e a Segurança Pública municipais, como Polícia Civil e Militar. Nesse viés, essa dinâmica é bastante positiva, pois abre espaço para estágios e outras oportunidades de carreira profissionais para nossos alunos”, finaliza.