14 Ago 2023

UCEFF auxilia no tratamento de puma ferido

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Animais Silvestres da instituição participou do exame de tomografia realizado na manhã desta segunda-feira (14)

A manhã desta segunda-feira (14) foi diferente e selvagem para os integrantes do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Animais Silvestres (GEPEAS) da UCEFF. Afinal, não é todo dia que você encontra um puma! O animal silvestre, encontrado na região de Passo Fundo (RS), estava ferido e precisava de um exame de tomografia que foi realizado em uma clínica parceira de Chapecó.

O animal foi achado por civis e encaminhado ao Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) da Universidade de Passo Fundo (UPF), que acionou a UCEFF em busca de parcerias para o tratamento do felino.

Após uma viagem de pouco mais de 180 quilômetros, o puma chegou na capital do Oeste catarinense e foi recebido na clínica Axial Diagnósticos Veterinário, onde já estava a professora da UCEFF e coordenadora do GEPEAS, Isadora Morais Massa, e membros do grupo.

União faz a força

Segundo Isadora, a área de animais silvestres é pequena pois são poucos os profissionais que trabalham e estudantes que se interessam por ela. “É muito importante que tenhamos uma rede de contatos neste momento para unirmos forças em prol dos animais. O puma necessitava de um exame e nós conseguimos, por meio da parceria com a clínica Axial, a realização do mesmo com um custo reduzido”, relata.

A professora ressalta que a ajuda mútua entre a UCEFF e a UPF possibilitou a realização do exame rapidamente. “Quando eles precisam de auxílio nós ajudamos e, quando nós temos necessidade, eles prontamente nos auxiliam. É uma parceria bem interessante para ambas as partes, pois podemos levar os acadêmicos que têm a oportunidade de aprender e participar da parte prática de casos não tão convencionais, além de poderem criar um networking já na graduação em uma área tão restrita, como é a dos animais silvestres”, pontua.

Em prol dos animais

A professora, coordenadora do GEAS da UPF e médica veterinária, Michelli De Ataide, conta que quando o puma foi encontrado ele estava em estado grave. “Nós conseguimos dar uma melhoradinha no quadro, mas como ele não estava progredindo, precisamos acionar nossos parceiros, tanto para o exame quanto para o deslocamento até Chapecó. Por isso é importante a união de esforços para que consigamos devolver rapidamente o animal para onde ele não deveria nem ter saído, que é a natureza”, aponta.

O médico veterinário radiologista da Axial, Vitor Castro, diz que a clínica sempre busca colaborar com os pacientes de vida livre, pois dificilmente haverá alguém disposto a fazer um aporte financeiro para que exames complexos possam ser realizados.

“Por meio dessas parcerias, conseguimos auxiliar os animais silvestres a terem um diagnóstico definitivo. Assim, o médico veterinário responsável consegue executar um tratamento mais assertivo e ajudar o animal, pois quanto mais rápido o tratamento, mais rapidamente ele voltará para o habitat natural”, frisa.

Experiência única

De acordo com o acadêmico do 8º período de Medicina Veterinária da UCEFF e presidente do GEPEAS, Lucas Felipe Presotto, ele se interessa pela área desde o primeiro semestre do curso. “Foi uma experiência sensacional, pois quando empresas e instituições se unem em um único interesse em comum, que é a reabilitação e a conservação de uma espécie que já está ameaçada, nós só temos a ganhar”, finaliza.

Ajude a vida animal

O exame de tomografia foi inteiramente custeado pela clínica Axial Diagnósticos Veterinário, mas o contraste utilizado durante a avaliação ainda precisa ser pago. Você pode ajudar no pagamento com a doação de qualquer valor para Emanuelly Borchers Ribeiro, na chave pix CPF: 116.625.029-66.