Promovida pelo curso de Engenharia Química, a palestra “Polímeros e suas aplicações nas Engenharias” reuniu acadêmicos e docentes para dialogar sobre tecnologias e inovações da área. Além disso, os palestrantes discorreram sobre a aplicação de polímeros nas áreas de saúde, de nanotecnologia, aeroespacial e indústria têxtil.
Foram convidados para ministrar a palestra a doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cintia Marangoni e o pós-doutor em Engenharia Química pela Universidade de Bayreuth (Alemanha) Ricardo Antonio Francisco Machado.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Elaine de Souza Neves Serpa, com o bate-papo foi possível conhecer melhor a evolução dos materiais poliméricos, desde o descobrimento da primeira macromolécla polimérica às definições básicas, classificação, nomenclatura e emprego atual nas engenharias.
Além de aumentar a vida útil dos materiais poliméricos, conforme explica Cintia, um dos objetivos das recentes tecnologias é desenvolver produtos com maior resistência em termos de estruturas e beneficiamentos.
Ela comenta que as indústrias têm encontrado muitas soluções para a área, e no caso dos mercados de alto valor agregado, a exemplo da aeronáutica, as inovações são visualizadas de maneira mais explícita. “Um exemplo é o desenvolvimento de aviões que por terem grande quantidade de sua estrutura em polímeros, permitirem que a pressão nas cabines seja um pouco mais próxima da atmosférica, proporcionando mais conforto aos clientes”, comenta.
Também estiveram presentes no evento estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. A palestra fez parte da Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa.