Já tradicional no curso de Engenharia Civil da UCEFF Chapecó, o III Ciclo de Palestras de Empreendedorismo e Ética reúne neste semestre diferentes profissionais para falar sobre o mercado de trabalho. O evento é realizado nas disciplinas de Ética Profissional, ministrada pela professora Poliana Bellei, e Empreendedorismo, com o professor Niloar Bissani.
A proposta da atividade é trazer empresários de vários nichos do mercado e conhecer as trajetórias pessoal e profissional, com a intenção de provocar nos estudantes do 10º período a experiência de empreender na área deles.
Na última terça-feira (30) foi a vez de receber os arquitetos da Bragaglia Arquitetura, empresa com mais de 30 anos de atuação nacional e internacional. Os irmãos Ricardo Bragaglia e Humberto Bragaglia, acompanhado de Leonardo Bragaglia, contaram sobre o começo da empresa e as dificuldades de diferenciar a Engenharia e Arquitetura no início da carreira. Mas ao longo do tempo, com a distinção das áreas, o trabalho passou a ser reconhecido e, assim, a empresa se consolidou.
Nesta edição, já passaram pelo Ciclo de Palestras empresários como Ivan Queiroz, sócio-diretor da Casa Make, Gelson de Azeredo, fundador da Express Auto Centter, e Leandro Sorgato, proprietário da empresa Cervejaria Lassberg e diretor Geral da UCEFF Chapecó. Entre os demais nomes que participarão dos próximos encontros estão Roberto Zagonel, fundador da Eletro Zagonel, e representantes da Cooper Casa Nova, empresas tradicionais de Chapecó.
De acordo com a professora Poliana, a palestras têm inspirado os acadêmicos, especialmente pelos relatos de experiência profissional. “O contato com esses empreendedores estimula nossos estudantes, o que se torna muito mais produtivo nesse momento da graduação, quando muitos se preparam para ingressar profissionalmente no mercado de trabalho”.
A terça-feira também foi produtiva para o curso de Arquitetura e Urbanismo, que esteve presente com acadêmicos de diferentes períodos. Neste caso, atividade conjunta fez parte da Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa.