Empreendedorismo, mercado de trabalho e vida acadêmica foram os temas da “Palestra 360”, realizada na UCEFF Palmital nessa segunda-feira (29). Idealizada pelos engenheiros Eduardo Slabocicor Cavalcanti e Eduardo Mikail, o evento reuniu mais de 300 estudantes de oito cursos.
De maneira descontraída, ambos os profissionais relataram aos estudantes suas jornadas nas áreas de formação e os caminhos que decidiram seguir. Eduardo Cavalcanti, engenheiro civil, falou sobre o Blog da Engenharia, criado por ele, e de suas experiências na indústria.
Seu colega e amigo, Eduardo Mikail, também engenheiro civil e empreendedor na área, comenta que muitos jovens julgam as engenharias como áreas difíceis. Mas ele pensa diferente. “Dificuldade é um ponto de vista, mas é preciso encarar a graduação com um novo desafio, no qual seremos provados a situação e vamos entender que nem eram tão difíceis assim”, argumenta o palestrante.
A palestra não somente encorajou os estudantes e se tornarem empreendedores, como os indicou caminhos possíveis, comenta a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Mara Lucia Grando. “Durante a palestra, os acadêmicos foram incentivados a colocar em prática os trabalhos de conclusão de curso desenvolvido vieses ao empreendedorismo”, ressalta Mara.
A exemplo do que a palestra abordou, a acadêmica do 9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária Lucinara Moreira Floriano, que ainda na graduação criou a empresa EASEG, especializada Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Para ela, que cursa seu segundo curso de Ensino Superior, mercado de trabalho e graduação devem andar paralelamente. “É preciso conhecer o mercado antes de atuar profissionalmente nele, pois isso nos permite ampliar as referências, criar contatos… Não basta ser formado, tem que ter bagagem e conhecimento”, completa a jovem.
A palestra fez parte da Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa e foi promovida pelos cursos de Engenharia (Ambiental e Sanitária, Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção) e os cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Chapecó.