Loading...

NOTÍCIAS

06 Out 2023

Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF realiza ação na FCD

Os cursos de Direito, Estética e Cosmética e Psicologia participaram da atividade

 

Aproximar a instituição da comunidade e oportunizar momentos de solidariedade durante a graduação. Esse foi o intuito da ação realizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF na Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) de Chapecó, na última quinta-feira (5).

 

Na oportunidade, foi realizada uma palestra conduzida por acadêmicas de Psicologia cuja temática foi “Cuidados da automedicação”, uma oficina de maquiagem ministrada pela coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Elaine Serpa, e um lanche proveniente de doações de alunos do curso de Direito, sob orientação da professora Aline Giacomin.

 

Segundo a presidente do Núcleo, Juliana Benetti, o momento foi excepcional. “Trouxemos aos participantes da FCD um pouquinho sobre Psicologia, proporcionamos um lanche bem gostoso e deixamos as mulheres ainda mais bonitas. Com certeza foi uma tarde muito especial”, conta.

 

Temática relevante

 

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia da UCEFF, Domingos de Palma, a palestra foi pensada para o público da FCD. “Tivemos acadêmicas do segundo semestre falando sobre os ‘Cuidados da automedicação’. Trazer esse tema para os idosos da FCD nos dias atuais é de uma relevância ímpar. Nesse sentido, enquanto coordenador e representando toda a comunidade acadêmica, estou muito feliz em prestigiar esse momento especial e muito harmonioso com a comunidade”, declara.

 

A acadêmica do segundo semestre de Psicologia, Luise Valcarenghi, diz ter abraçado o convite de ministrar a palestra com muito amor. “Foi um dia muito importante para nós e temos certeza que o pessoal que estava presente vai levar o que foi compartilhado para a vida, não apenas os assuntos sobre a temática, mas também as risadas e o acolhimento de ambas as partes”, observa.

 

Luise pontua que o assunto abordado é delicado e que buscaram o tratar de maneira simples e dinâmica, mas sem deixar de lado a seriedade ao tratar da dependência. “Na fase idosa é comum que a pessoa faça o uso de vários medicamentos provenientes de indústrias farmacêuticas ou plantas medicinais. É necessário conhecimento e acompanhamento para que o consumo não cause outros problemas, pois é normal a ingestão dos remédios sem reconhecerem a utilidade, benefício, ou malefício da substância. O público demonstrou interesse e curiosidade, mas não estávamos lá para proibir o uso de algo, apenas para conversar sobre o uso exagerado e descuidado, além de dar ênfase na importância da orientação de um profissional adequado. Foi uma tarde de muito conhecimento e senti uma felicidade genuína em ter feito parte desse momento”, afirma.

 

Paola Stormaski, também acadêmica do segundo semestre de Psicologia, aponta que a ação realizada na FCD foi de extrema importância para trazer encorajamento tanto para ela quanto para o grupo. “O acolhimento e interação na apresentação do artigo me fizeram entender que todo processo de esforço vale a pena no final. Além disso, apresentar um tema tão importante nos dias atuais para um público que realmente está sendo alvo da problemática, foi uma confirmação da necessidade de comunicar a verdade por trás de tanta informação. Deixo meu abraço e agradecimento pelo apoio à UCEFF, meus colegas, professores e todos da instituição FCD”, salienta.

 

Para a acadêmica do segundo período de Psicologia, Emanuelly Comparin, a oportunidade de palestrar sobre o impacto do uso indevido de fármacos em um evento comunitário foi incrível. “Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, na qual compartilhamos informações cruciais com um público ávido por conhecimento. Ver o brilho nos olhos dessas pessoas e saber que nossa palestra fez a diferença na vida delas foi incrivelmente gratificante”, relata. 

 

Emanuelly reitera que a interação com o público proporcionou uma troca de conhecimentos valiosa, que resultou no reforçamento da convicção de que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas para criar mudanças positivas na sociedade. “A palestra foi um sucesso não apenas pelo conteúdo apresentado, mas também pelo impacto positivo que teve nas pessoas presentes. Saí do evento com o coração cheio de gratidão e uma profunda sensação de realização por ter contribuído para a conscientização sobre um tema tão importante e relevante para a saúde pública”, reafirma.

 

Momento inesquecível

 

A Coordenadora da FCD Chapecó, Maribel Fátima Sganzerla Kaminski, frisa que a parceria entre a UCEFF e a instituição é de extrema importância. “É a partir dela que momentos como a ação de quinta-feira (5) são realizados, nos quais todos os fraternistas conseguem interagir com as atividades. Em nome da FCD, o nosso agradecimento a todos os estudantes e professores envolvidos”, conclui. 

 

O fraternista da FCD, Rubem Elirio Schaid, vê esses encontros de instituições de ensino superior com o segmento da pessoa com deficiência de forma muito positiva. “Ações como essa são importantes tanto para quem está levando o conteúdo quanto para quem o recebe, pois é por meio do diálogo e troca de experiências que podemos ter grande proveito”, finaliza. 

Somos parceiros


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento