24 Mai 2024

Acadêmicas de Psicologia da UCEFF realizam atividade com gestantes

A ação ocorreu em parceria com o Centro Espírita Nosso Lar

Proporcionar aprendizado prático aos estudantes e aproximar a instituição da comunidade. Esse foi o intuito da palestra realizada pelo curso de Psicologia da UCEFF às gestantes do projeto Maria Leite na última quinta-feira (23).

Na oportunidade, as acadêmicas Dienikelly da Rocha, Luciana Peretti e Stéfani De Bettio Nesi, apresentaram um artigo com o tema “Principais diferenças e formas de tratamento da depressão pós-parto e do Baby Blues”. Segundo a idealizadora do projeto, Maria Leite, o momento foi muito importante para todos que participaram. “Foi um momento muito significativo para as gestantes, com trocas de conhecimento de experiências e vivência. Minha gratidão a todos os envolvidos”, diz.

Parceria frutífera

Conforme a presidente do Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF, Juliana Benetti, a ação é fruto da parceria entre a UCEFF, o projeto Maria Leite e o Centro Espírita Nosso Lar de Chapecó, que realiza o projeto “Berço” há mais de 30 anos no município.

Juliana pontua que o “Berço” é um departamento social do Nosso Lar, que desenvolve um trabalho para as gestantes. “Temos essa parceria há mais de três anos, na qual levamos os acadêmicos até as grávidas em situação de carência com o objetivo de passar informações e os cuidados necessários durante o período gestacional”, explica.

Luciana Peretti, estudante do 3º período do curso de Psicologia da UCEFF, enfatiza que a atividade foi realizada em alusão ao mês das mães. “A campanha ‘Maio Furta-Cor’ tem o intuito de cuidar da saúde mental materna. Recebemos com alegria o convite da professora Juliana para falar às gestantes do Maria Leite, pois é importante que elas saibam quais são os sintomas dos transtornos pós-parto e, caso os identifiquem, procurem auxílio o quanto antes”, ressalta.

Experiência enriquecedora

Para a também acadêmica do 3º período do curso de Psicologia da UCEFF, Dienikelly da Rocha, a depressão e o Baby Blues são transtornos emocionais normais que acontecem com a maioria das gestantes, mas nem todas têm esse conhecimento.

“Muitas mulheres acabam em desespero por acreditarem que são péssimas mães e que esse sofrimento nunca vai passar. No entanto, o Baby Blues se refere a um período transitório de humor com duração de 15 dias e logo em seguida passa. Já a depressão é algo patológico que precisa ser tratado com medicamentos e acompanhamento psicológico. É preciso entender que esses sentimentos são passageiros se você tiver uma rede de apoio e buscar ajuda profissional”, afirma.

De acordo com a aluna do 7⁰ período de Psicologia, Stéfani De Bettio Nesi, a experiência foi muito enriquecedora e importante para quem participou. “É necessário que as gestantes se observem, prestem atenção em si mesmas, busquem por ajuda e saibam que existe uma comunidade à disposição para ajudar cada uma delas”, finaliza.

Somos parceiros