Você já passou por alguma situação de emergência com incêndio? A segurança costuma ser prioridade somente depois de acidentes ou tragédias. Mas para desconstruir essa mal hábito e orientar futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica da UCEFF Chapecó, os cursos organizaram uma palestra sobre “Detecção e Alarme de Incêndio”.
Com foco nas novas instruções normativas do Corpo de Bombeiros e na NBR 17240, o bate-papo foi ministrado pelo engenheiro eletricista da Engetel Rafael Belli Krapp, que se especializa em Engenharia de Automação Industrial. O evento integra a Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa 2018 e foi realizado na UCEFF Palmital.
Rafael possui 18 anos de experiência no segmento de proteção contra incêndio e é membro da comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A palestra focou nos tipos de centrais de alarme de incêndio (endereçável, analógica ou algorítmica) e aplicação conforme cada porte de projeto.
O especialista também enfatizou as mudanças na instrução normativa catarinense, revisada neste início do ano, e aspectos da NBR 17240, que dispõe sobre os requisitos para projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas manuais e automáticos de detecção e alarme.