Pouco falada, mas muito estuda recentemente, a biocimentação tem se apresentado como uma inovação na área da construção civil. E para apresentar aos estudantes o conceito, o curso de Engenharia Civil da UCEFF Chapecó realizou nessa segunda-feira (08) a palestra “Biocimentação Aplicada à Construção Civil”, ministrada pela docente e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo (UPF) Jupira Almeida.
Como comenta o coordenador do curso, professor Ailson Barbisan, a atividade, que fez parte da Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa, teve o objetivo de apresentar conhecimentos contemporâneos sobre a área de atuação do engenheiro.
A biocimentação faz parte da geotecnia, um dos nichos mais promissores no campo da pesquisa. Isso em razão da busca por novas técnicas e melhoramento de propriedades mecânicas do solo, em vistas à redução de impactos ambientais. De acordo com estudos recentes, a a biocimentação é viável para diversos fins geotécnicos, ou seja, uma possível alternativa para materiais menos sustentáveis.
Jupira é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela UPF e possui experiência em Processos Construtivos, além de educação ambiental, recursos hídricos, saneamento ambiental, avaliação contingente, valoração ambiental e análise ambiental.