Loading...

NOTÍCIAS

24 Abr 2024

Cursos da área da Saúde realizam ação no Complexo Prisional de Chapecó

Participaram os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Quiropraxia

 

Promover saúde e bem-estar, além de fortalecer os vínculos entre instituição e Poder Público. Esse foi o objetivo da ação promovida pelos cursos da área da Saúde da UCEFF, na última terça-feira (23), no Complexo Prisional de Chapecó. 

 

Na oportunidade, participaram os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Quiropraxia, que realizaram diversas ações pensadas na melhoria de vida dos funcionários do local.

 

Nesse viés, o curso de Biomedicina realizou a aferição da glicemia e repassou orientações sobre saúde e o curso de Enfermagem fez a aferição dos sinais vitais e orientou sobre prevenção das doenças crônicas. Já o curso de Estética e Cosmética deu orientações e cuidados com o bem-estar e pele.

 

O curso de Fisioterapia realizou orientações voltadas para ginástica laboral adaptada para o ambiente de trabalho, como alongamentos, mobilizações e relaxamento articular. Nutrição aproveitou a oportunidade para orientar sobre a alimentação saudável, com dicas de alimentação para combater a ansiedade. 

 

Por fim, o curso de Odontologia orientou sobre problemas bucais e a relação com o estresse e ansiedade, com ênfase na Distensão Têmporo Mandibular (DTM) e bruxismo. Nesse sentido, o curso de Psicologia aplicou uma escala para avaliar os níveis de ansiedade, estresse e depressão dos participantes, bem como, realizou uma meditação endógena. Já o curso de Quiropraxia repassou orientações a respeito da postura e como ter uma coluna saudável, além de ter realizado atendimentos no local.

 

Momento enriquecedor

 

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da UCEFF, Micheli Trentin, o foco da atividade foi a promoção da saúde aliada no combate à ansiedade. “Trabalhamos muito essa questão de alimentação saudável, dicas de como melhorar a alimentação para diminuir a ansiedade e a compulsão alimentar, com o intuito de possibilitar a sensação de bem-estar e auxiliar os agentes penitenciários no dia a dia”, conta.

 

Para o professor do curso de Quiropraxia da UCEFF, Filipe Zanrosso, o evento tornou possível a transmissão do conhecimento sobre a atuação do quiropraxista enquanto profissional da área da saúde, bem como demonstrou as amplas formas que a área atua em prol da saúde e bem-estar da população. 

 

“Na ocasião pudemos oferecer orientações, cuidados em saúde e atendimentos quiropráticos, que foram realizados por estagiários do 7° período do curso aos agentes prisionais e demais funcionários da penitenciária de Chapecó”, relata.

 

Filipe também destaca que a ação levou o nome da UCEFF e da Quiropraxia a diferentes setores da sociedade proporcionando um serviço de qualidade para a população. “Em contrapartida, também é uma excelente oportunidade dos alunos do curso serem inseridos em um ambiente laboral, onde os modelos de atendimento são diferentes daqueles realizados em nossa clínica escola”, pontua.

 

Em prol da saúde

 

Conforme o coordenador do curso de Psicologia da UCEFF, Domingos Palma, o momento foi muito importante, não somente para a área de Psicologia, mas também para todos os profissionais da área da saúde envolvidos na ação.

 

“Os agentes penitenciários e funcionários do Complexo Prisional passam por uma pressão enorme em decorrência da importância das funções que exercem diariamente. Nesse sentido, levamos um instrumento que procura identificar ansiedade, estresse e depressão e aplicamos nos participantes. Constatamos alguns resultados e deixamos com a equipe de Psicologia organizacional da própria instituição para que deem os encaminhamentos”, diz.

 

Domingos frisa que o curso também colaborou com a identificação do problema e, em caso de necessidade, convidaram os participantes a realizarem o tratamento na Clínica Escola de Psicologia da UCEFF. “O trabalho realizado foi espetacular e a nossa presença abriu portas para que possamos incluir nossos acadêmicos, com visitas aos espaços e estágios”, finaliza.

Somos parceiros


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento