Como devolutiva da Avaliação Institucional (AVI) de 2019/02, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCEFF Chapecó divulgou os dados da avaliação do segundo semestre de 2019. Os dados referem-se a aspectos de Infraestrutura, Serviços Acadêmicos e Pedagógicos, contemplando a participação de acadêmicos, técnicos-administrativos e corpo acadêmico.
A coordenadora da CPA, professora Mara Lucia Grando, comenta o envolvimento da comunidade acadêmica foi essencial para compreender quais eram as principais demandas. De acordo com Mara, a AVI não é somente uma ferramenta de gestão, mas de mudanças efetivas, para que os serviços sejam realizados cada vez com mais qualidade.
Neste semestre, a instituição passou por muitas mudanças estruturais e administrativas. Dentre as principais melhorias, a coordenadora destaca as seguintes:
>>> Pavimentação e sinalização da entrada e do estacionamento na Unidade Palmital - uma das maiores demandas descritivas da AVI;
>>> Nova ala de Revelação de Raio-X na Clínica Odontológica;
>>> Ampliação do espaço das Técnicas de Saúde Bucal na UCEFF Odonto;
>>> Novo espaço para professores e coordenação do curso de Odontologia;
>>> Jardinagem e paisagismo na Unidade Central;
>>> Capacitações e formação contínua de técnicos-administrativos e docentes;
>>> Investimento em novos aparelhos de projeção para salas de aula
>>> Melhoria no índice de desempenho dos docentes avaliado pelo estudantes
Para 2020, dentre as ações planejadas, está a inauguração do Núcleo de Práticas Veterinárias (NUPVET), prevista para fevereiro. Ao todo, o espaço construído terá 912m² de estrutura, que atenderá animais de pequeno porte e espécies silvestres. o Núcleo será um ambiente de experimentação acadêmica e da prática profissional, supervisionadas por equipes técnicas e professores da instituição.
Outra novidade que estará a todo vapor no próximo ano é a implantação da Central de Estágios e Carreiras. O setor vai concentrar as atividades referentes às modalidades de estágio (obrigatório e não-obrigatório), assim como as parcerias com empresas da região para encaminhamento de oportunidades nos diferentes campos de atuação.
Ainda estão previstas melhorias nas áreas de convivência em ambas as unidades, a unificação dos serviços da Secretaria Acadêmica com a Central de Atendimento, e a atualização dos sistemas acadêmicos (em termos de softwares e hardwares).