Parte dos membros da CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem ampliado e fortalecido o seu papel dentro e fora da UCEFF. A Avaliação Institucional realizada com a comunidade interna teve uma adesão significativa no último semestre (2016/2): 91% dos professores, 89% dos alunos e 86% dos técnicos-administrativos responderam a pesquisa.
Segundo o diretor de ensino da UCEFF, professor Elton Zeni, a avaliação apresenta os resultados desenvolvidos pela instituição e aponta quais aspectos devem ter prioridade quanto a soluções administravas e pedagógicas. “O bom trabalho da CPA em conjunto com a direção tem mostrado melhorias contínuas”, comenta.
Compõem a CPA a presidente Cristiane Marangoni, os professores Mara Lucia Grando e Velcir Barcaroli, técnicos-administrativos Andréia Werlang e Adriano Viêra, aluna Alexandre Savaris e Angélica Galina e representante da sociedade civil, Alcindo Oliveira Lopes.
“O processo de autoavaliação é importante para consolidar uma cultura de avaliação participativa, para o autoconhecimento e o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa (iniciação científica), da extensão e da gestão da UCEFF, por meio do binômio planejamento-avaliação”, defende Cristiane.
De acordo com a presidente da CPA, por meio da comissão foi possível melhorar a qualidade dos serviços prestados na IES e da estrutura oferecida aos seus alunos. “Podemos citar como grandes conquistas ampliações dos estacionamentos, aquisição do gerador, estruturação de laboratórios para realização de práticas pedagógicas, melhora na formação pedagógica dos professores, melhora nos serviços/processos internos aos acadêmicos como: internet, SAE, Financeiro, Secretaria Acadêmica e Biblioteca”, comenta.
“A cada ano, as notas dos serviços e setores têm sido maiores, o que demonstra a busca pela excelência”, pontua Zeni.
Avaliação externa
A CPA também realizou, em 2016/2, uma pesquisa com a comunidade externa. Questionários on-line foram aplicados em empresas do município com a finalidade de avaliar aspectos como responsabilidade social, atendimento a demanda ao mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e social, qualidade de ensino, entre outros. “As empresas escolhidas para participarem da Avaliação Institucional Externa são as empresas parceiras da IES e as que os acadêmicos realizam estágios“, explica a professora. A pesquisa à comunidade externa foi aplicada por dois semestres consecutivos e a intenção é que seja uma ação constante.
Biblioteca virtual
Outra conquista da CPA é a Biblioteca Virtual Universitária (BVU), que se tornou realidade no segundo semestre de 2016. Os alunos, professores e técnicos acessam, por meio do Portal Acadêmico, todo o acervo da Pearson, a maior empresa de educação do mundo. São mais de 4 mil títulos em 40 áreas de conhecimento.
“Após a análise da Avaliação Institucional pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) observamos que existia uma necessidade de melhorar o acervo bibliográfico. Apesar de as quantidades exigidas pelo MEC estarem sendo atendidas, a instituição entendeu que era necessário aprimorar”, comenta o diretor de ensino.