Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica foram premiados
A recompensa de todo trabalho árduo é o reconhecimento. É esse sentimento de dever cumprido que preenche os corações de três acadêmicos da UCEFF que foram premiados no Hackathon no III Seminário em Energias Renováveis.
Anderson de Paula e Roberto Deitos Filho, estudantes do curso de Engenharia Elétrica que formaram a equipe Reuse, foram campeões do evento. Eles apresentaram uma proposta inovadora para tratamento de resíduos sólidos na construção civil.
O estudante do curso de Engenharia Mecânica, Otávio Augusto Artifon Zanatta, apresentou um produto inovador para economia de água em indústrias alimentícias e recebeu o prêmio de terceiro lugar na competição.
Criatividade e inovação
O coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, Fabiano Faller, destacou a importância dos estudantes participarem desse tipo de evento. “O Hackathon fomenta a inovação e é uma oportunidade de colocarmos em prática tudo o que trabalhamos nos cursos sobre sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo”, diz.
Fabiano pontuou que a parte mais importante é mostrar ao mundo o potencial inovador dos acadêmicos. “Parabenizo aos alunos que toparam o desafio e com criatividade e trabalho conquistaram excelentes notas com os jurados. A banca de jurados era composta por quatro empresários da região e um representante da Prefeitura, que puderam ver os trabalhos dos estudantes na prática, o que pode fomentar negócios futuramente. É um momento fundamental para quem quer empreender” aponta.
Desafio conquistado
Para Roberto Deitos Filho, campeão do Hackathon, participar desta competição foi um desafio desde o dia seguinte ao seminário. “Tentar pensar em uma ideia que seja inovadora e ao mesmo tempo sustentável, tanto no aspecto econômico quanto ambiental, foi algo que nos movimentou”, detalha.
De acordo com Roberto, o momento se mostrou de extrema valia para a formação. “Essa foi a grande diferença neste trabalho: pensar de forma empreendedora e prática. Isso foi incentivado em todos os momentos durante o desenvolvimento do modelo de negócio, pelos professores e pelo coordenador, que nos acompanharam no dia, o que fez toda a diferença”, ressalta.
Momento recompensador
Ele enfatiza a importância de perceber os estímulos da UCEFF para participação destes projetos e de tantos outros que ocorrem na nossa cidade e região. “Existem muitos alunos extremamente capazes, com ótimas ideias. Espero que essa conquista dupla estimule e encoraje outros alunos a se lançarem nesses desafios. A recompensa vem para quem realmente se dedica e principalmente, acredita em si mesmo, na equipe e nas ideias”, finaliza.