Lucinara orgulhosa com o documento da Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura que certifica os direitos autorais do projeto
O projeto Manejo Integrado Para Propriedades Rurais ficou entre os 50 melhores de Santa Catarina. Desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Lucinara Moreira Floriano, e de Engenharia Civil, Naim Martins Moreira Floriano, o projeto visa a sustentabilidade integrando práticas de educação e gestão ambiental.
O manejo integrado é o aproveitamento de subprodutos de uma cultura na cultura seguinte, ou seja, envolve técnicas baseadas no sistema de horta ‘mandala’ (criado por acadêmicos da Universidade de Pernambuco) no "sisteminha Embrapa", que combina a criação de peixes em tanques sendo que a água dos tanques é usada para irrigar a horta e para a criação de galinha caipira. Para a captação de água será utilizado o carneiro hidráulico, sistema de bombeamento de água sem uso de energia elétrica desenvolvida pela Epagri. A implementação deste projeto garante alimentação familiar dentro dos quesitos da Organização Mundial da Saúde, bem como sustentabilidade e renda.
O reconhecimento da obra veio com a confirmação da Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura certificando os direitos autorais do projeto. “Estou feliz por esse reconhecimento pelo nosso trabalho. Acredito que é um destaque também para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária”, comenta Lucinara.