13 Nov 2017

Arquitetura e Urbanismo da UCEFF é destaque no estado

O Prêmio TCC, promovido pelo CAU/SC, escolheu o projeto de Luiza Bedin como um dos oito melhores de Santa Catarina

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, Luiza Bedin, está entre os melhores TCCs de Santa Catarina. O Prêmio TCC é promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) que selecionou os três melhores projetos e outros cinco receberam menção honrosa diante da relevância da proposta.

Participaram da análise os arquitetos e urbanistas Fábio Domingos Batista, Mario Arturo Figueroa e Simone Aparecida Mattedi. A qualidade e engajamento constatados nos trabalhos apresentados foram elogiados pelos avaliadores. “Percebemos claramente o interesse desses nossos jovens colegas nas mais diversas escalas de problemas e responsabilidades da nossa profissão. Ficamos muito surpresos e felizes com o comprometimento de boa parte dos trabalhos que se preocuparam com o urbanismo e ao ver que esses novos profissionais estão pensando, além da edificação, nas cidades”, salientou Batista.

Orientado pela coordenadora do curso, professora Adriana Baldissera, o projeto é intitulado “Diretrizes para Revitalização Urbana de Seara/SC”. “Um olhar para as pequenas cidades se faz necessário para que as mudanças e transformações ocorram contemplando espaços urbanos e relações na escala das pessoas”, comenta a professora.

Esse trabalho foi um mergulho na história de Seara e sua dinâmica urbana identificando suas potencialidades e carências através de registros fotográficos, cartográficos e do olhar da população. As diretrizes de projeto baseiam-se no conceito de “cidade para pessoas”, no qual são indicados situações e preceitos que evidenciam a relação da cidade com sua população e especifica formas de tornar o meio urbano mais humano e social.

“A paixão pelo urbanismo foi capaz de gerar um resultado positivo para a cidade de Seara, contribuição essa que poderá subsidiar as discussões do Plano Diretor, que acontecerá ainda nesse ano. O arquiteto e urbanista tem papel fundamental nas pequenas prefeituras, no processo de gestão da cidade e na promoção das transformações e melhorias na qualidade de vida da população”, enfatiza a coordenadora. Luiza comenta a importância da graduação nesse processo. “Eu tive uma formação bastante voltada para ir além do arquitetônico, focada em pensar a cidade como um todo olhando para o bem-estar da comunidade e isso faz toda a diferença para um profissional”.

A professora e a aluna comemoram. “Estamos muito felizes com esse resultado. Foi nossa primeira turma que desenvolveu o TCC e estamos entre os melhores do estado de Santa Catarina. Isso sinaliza que estamos no caminho”, diz Adriana. Para Luiza, foi uma grata surpresa. “Eu fiz esse projeto com muito carinho e confio na qualidade, mas sabia que era muito concorrido. Fiquei surpresa e muito feliz com esse reconhecimento”.

Arquitetura e Urbanismo
TCC