29 Set 2023

Acadêmicas de Psicologia realizam palestra às gestantes do Nosso Lar

As estudantes falaram as mulheres que fazem parte do Berço-Departamento da Associação Espírita Nosso Lar

Oportunizar aprendizado prático aos acadêmicos e aproximar a UCEFF da comunidade. Esse foi o intuito da ida das acadêmicas do curso de Psicologia na última quinta-feira (28), ao Berço-Departamento da Associação Espírita Nosso Lar de Chapecó.

A visita foi orientada pelo coordenador do curso, Domingos de Palma, e pela professora e presidente do Núcleo Direitos Humanos da UCEFF, Juliana Benetti. Na oportunidade, foram apresentados os artigos elaborados durante a disciplina de Metodologia, sob os títulos: “Principais diferenças de tratamento de depressão pós-parto e do Baby Blues” e “Depressão pós-parto e seus impactos: relato de uma mãe e um psicóloga”.

Segundo Juliana, a visita foi muito importante para todas as partes envolvidas. “A experiência da troca de conhecimentos, experiências e vivências foi muito significativa. As gestantes puderam tirar dúvidas e foi um momento super proveitoso. Meu agradecimento a todos os envolvidos pelas parcerias”, destaca.

Momento enriquecedor

De acordo com a acadêmica do segundo período de Psicologia da UCEFF e que apresentou um artigo na visita, Luciana Peretti, o convite foi uma oportunidade de ampliar os estudos e o conhecimento em relação ao tema.

“Levar informações às gestantes e poder colaborar com elas nessa fase tão especial da vida foi magnífico. Penso que aproveitar essas pequenas oportunidades que surgem enquanto somos estudantes, abrem portas para um futuro que podemos começar a construir desde já”, finaliza.

Experiência inesquecível

Para a acadêmica do sexto período de Psicologia da UCEFF, Stéfani De Bettio Nesi, poder compartilhar o conhecimento adquirido em sala de aula, com gestantes e voluntárias do Nosso Lar foi uma rica oportunidade de vivenciar um momento de trocas, vínculos e de pensar a psicologia como Ciência do Cuidar, conhecer as realidades e, de alguma forma, auxiliar a sociedade.

“Participar de atividades assim, desperta ainda mais a vontade de aprender sobre o que faz parte da estrutura biopsicossocial e espiritual do ser humano, os comportamentos, as dificuldades e, aos poucos, ir experimentando a atuação da futura psicóloga, colocando em prática a conduta baseada na ética, cuidado, confiança e no respeito ao semelhante”, finaliza.

Novas experiências