Foto: Divulgação Núcleo D/Grasi Mohr
Um dos eventos mais esperados do ano, a Grande Palestra, realizada pelo do Núcleo D de Chapecó e com parceria da UCEFF Chapecó, trouxe neste ano o designer Marcelo Rosenbaum, um dos mais renomados profissionais do país. A palestra contou com um público de aproximadamente 1000 pessoas, entre arquitetos e urbanistas, designers, docentes e estudantes da área.
Com a temática “Design Essencial”, o designer abriu a palestra contextualizando a contínua descoberta humana sobre métodos e tecnologias e como esses dois elementos se relacionam com cada cultura. “O trabalho e relação entre design e responsabilidade social surgiu da minha inquietação em deixar um legado”, explica Marcelo.
Um dos criadores do projeto A Gente Transforma, no qual enaltece a memória ancestral de saberes e artesanatos populares, Rosenbaum desenvolveu o chamado “Design Essencial”. A ideia foi criar uma metodologia de trabalho para traduzir o conceito. Atualmente, cinco profissionais multidisciplinares fazem parte da equipe do projeto. “O foco está na na forma de olhar para a comunidade, para os saberes ancestrais, conseguir criar narrativas a partir de um objeto ou edifício e fazê-lo contar uma história, gerando, assim, as transformações”, explica o palestrante.
Realidade local
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Chapecó, professora Adriana Diniz Baldissera, comenta que o tema da palestra neste ano converge com o trabalho desenvolvido na instituição. A Grande Palestra fez parte da Jornada Politécnica - Evoluímos em rede de forma colaborativa.
Neste sentido, o evento somou ao currículo dos acadêmicos, que tiveram a oportunidade de compreender melhor o conceito, especialmente por discutir a “identidade cultural, compactuando com o trabalho desenvolvido em sala, onde procuramos olhar para a cidade e potencializar os aspectos locais”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: “Projeto Tramas” incentiva interculturalidade com indígenas
Além disso, Adriana também fez parte do Júri Técnico que avaliou os 92 trabalhos inscritos no Prêmio Núcleo D Destaques, que será anunciado em dezembro deste ano. Ao lado de Rosenbaum e outros profissionais, teve a oportunidade de compartilhar o Projeto Tramas, iniciativa do Núcleo para Educação das Relações Afro-Brasileira e Indígena (NERABI), que surge para enaltecer e salvaguardar os conhecimentos da etnia Kaingang em Chapecó.
Escolhendo um caminho
A convite do curso de Arquitetura, o aluno do 3º ano do Ensino Médio Lucas Ricardo Strada teve uma experiência diferente na última quarta-feira. Lucas, que participou da Feira das Profissões 2018 - O que te move?, se inscreveu no programa Acadêmico Por 1 Dia e foi convidado para participar da palestra - já decidiu viver um dia de acadêmico no curso de Arquitetura.
Em breve ele retornará à UCEFF para participar de uma aula nos laboratórios do curso, mas já pôde sentir o gostinho de como é estar no Ensino Superior. “Foi muito bom, pela experiência que ele compartilhou”, comenta o jovem que diz saber onde quer chegar com a profissão. “Eu achei que a Arquitetura vai ampliar horizontes e é onde eu quero me encontrar. E com a palestra eu tive um aprendizado muito grande vendo o Marcelo e o trabalho dele”, completa Lucas.
Veja abaixo mais sobre o trabalho do projeto A Gente Transforma, de Marcelo Rosenbaum: