Loading...

NOTÍCIAS

01 Set 2017

Você cuida do seu coração?

1 mil pessoas morrem por dia no Brasil devido a doenças cardiovasculares, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em todo mundo, o número sobe para 17,5 milhões de óbitos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

O médico cardiologista, Claudio Ferreira, explica que a principal causa de morte é o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC). “Porém, estes eventos são a ponta do iceberg. Antes de eles acontecerem, decorrem muitos anos de exposição aos fatores de risco e da fase assintomática da doença cardiovascular”, argumenta.

Os principais fatores de risco são hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, tabagismo, obesidade, abuso de álcool, sedentarismo e estresse, além do fator imutável que é a predisposição familiar. “Os eventos agudos (IAM e AVC) costumam ocorrer mais frequentemente após os 45 anos de idade, mas a fase sub-clínica (silenciosa) da doença inicia muitos anos antes”.

PREVENÇÃO

Para não endossar essas estatísticas é que a UCEFF, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realiza a campanha Setembro Vermelho. Ferreira afirma que campanhas de educação em saúde, alerta e conscientização são de extrema importância para mudarmos estes números. “Se você tem mais de 40 anos e apresenta algum destes fatores de risco ou tem história de IAM ou AVC na família faça um checkup cardiológico anual e previna-se”, orienta.

A presidente da CIPA, Leila Basso, realça a importância da campanha. “Setembro Vermelho enfatiza a importância com a saúde do coração. Durante este mês são realizadas várias ações pelas empresas para mobilizar homens, mulheres e crianças com o objetivo de alertar a população sobre a importância de agir de modo preventivo sobre as doenças cardiovasculares por meio de adoção de hábitos saudáveis”.

Para apostar na prevenção, são necessários hábitos saudáveis. O médico pontua: “ingira 3 porções diárias de frutas e vegetais cru, diminua a ingestão de carboidratos e açúcar, restrinja a ingestão de sal não ultrapassando 1 colher de chá por dia, evite o fumo e o abuso de álcool e pratique regularmente atividades físicas. Quem faz caminhada três a quatro vezes por semana, comprovadamente, reduz a incidência de doenças cardiovasculares e a mortalidade. Tudo isso associado ao controle do peso e ao tratamento médico dos fatores de risco, se necessário”.

coração
doenças cardiovasculares
Setembro Vermelho
CIPA


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento