A ação teve como objetivo proteger os funcionários em meio a pandemia de Dengue
Proteger os colaboradores em meio a pandemia de Dengue. Esse foi o objetivo da mais recente campanha promovida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da UCEFF, que entregou dezenas de repelentes de mosquitos aos funcionários.
A ação, realizada nos dias 18 e 19 de abril nas unidades da UCEFF Chapecó, foi proposta após a recente alta dos casos de Dengue no município. Segundo a presidente da Cipa da instituição, Josiele Tischer, a ideia surgiu em uma reunião de rotina da Comissão.
“Conforme o número de casos aumentaram em Chapecó, a população de mosquitos consequentemente também aumentou. Nesse viés, sentimos a necessidade de termos, aqui no ambiente de trabalho, repelentes para os colaboradores”, pontua.
Produção
Josiele detalha que, a partir da idealização da ação, iniciou-se o processo de produção. “Temos um histórico de produzir produtos mais naturais dentro do nosso curso de Engenharia Química. Portanto, com a ajuda de um estagiário do curso e com insumos e matérias-primas que temos disponíveis em nossa instituição, fizemos um repelente natural para que os funcionários pudessem aplicar tanto na pele quanto no ambiente”, explica.
A presidente frisa que todo o processo foi pensado com muito cuidado e carinho. “Pesquisamos todos os ingredientes usados e vários testes foram realizados até chegarmos na fórmula desejada. Utilizamos somente componentes naturais na composição do repelente, tais como óleos essenciais, citronela, extrato de lavanda e cravo, com o intuito de deixar um aroma agradável e repelir o mosquito da Dengue”, salienta.
Todos contra a Dengue
De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Química da UCEFF e membro da Cipa, Elaine Serpa, o uso de repelentes é uma forma efetiva de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. “Por meio da Cipa, o aluno Patrick, do curso de Engenharia Química, auxiliou na produção de repelentes a base de citronela e cravo da índia. Foram testadas algumas formulações até chegar na desejada, que foi distribuída a todos os nossos colaboradores”, revela.
Patrick Hilgert, aluno que ajudou no processo de produção do repelente, conta que criar um produto é sempre desafiador e único. “A UCEFF me proporcionou isso por meio da criação do spray repelente de citronela. Todo conhecimento é válido e foram necessárias várias técnicas para chegarmos em um produto eficiente. Agradeço a equipe da Cipa por essa oportunidade de crescermos juntos”, finaliza.