Que tal conhecer de perto os parques fabris de uma empresa de chocolate e outra de cosméticos? Bem, foi isso que acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Ciências Contábeis Premium da UCEFF Chapecó fizeram. Acompanhados pelas professoras Cleusa Anschau e Andressa Schneider, os estudantes viram o funcionamento das unidades industriais da Natura e da Nestlé, em São Paulo.
Segundo o acadêmico do 1º período de Contábeis Lucas Sorgato Angeli, a viagem foi muito interessante. O que mais chamou sua atenção foi a grandeza das empresas. Mais que isso, a oportunidade de entender o funcionamento de multinacionais é se aproximar de realidades e mercados diferentes. “As viagens tiram as aulas da rotina e nos fazem aplicar os conhecimentos em ambientes reais, podendo experienciar como realmente uma indústria daquele porte funciona, desde seus processos de produção à gestão e planejamento”.
Outras perspectivas
A viagem foi planejada para apresentar diferentes processos produtivos e tecnologias utilizadas nas indústrias, comenta a professora Cleusa. Além disso, explorar aspectos como a área da atuação, logística e distribuição de produção, estratégias de posicionamento e comunicação e o planejamento e controle da produção — assuntos estudados em sala, mas que tomam outra proporção quando vistos de perto.
“A viagem foi muito produtiva, pois os acadêmicos conheceram setores completamente diferentes dos mais comuns aqui na região, geralmente voltados ao agronegócio. Vale a pena destacar as grandes novidades que pudemos apreender, como o uso da informação, tecnologias e pesquisa, os valores socioambientais e a incorporação da Indústria 4.0”, pontua Cleusa.
Patricia Lüersen, acadêmica do 7º período de Engenharia de Produção aproveitou a viagem para testar seu olhar técnico. Voltou cheia de informações sobre os parques fabris da Nestlé e da Natura, com conhecimentos dos processos produtivos e até questões de responsabilidade socioambiental, tudo registrado pela jovem.
“Eu acredito que a experiência foi muito válida, porque nos tirou no ambiente comum. Analisar as estruturas de uma fábrica de alimentos e outra de cosméticos cosmético demonstra uma diferença enorme entre as áreas, o que nos permite notam o quanto a Engenharia de Produção é ampla em termos de mercado de trabalho”.